segunda-feira, 24 de maio de 2021

 



Política local

O vento mudou no vale do Nabão
Era nortada, agora é suão

António Rebelo

Estar longe da terra e dos seus familiares e amigos custa um bocado, por causa da saudade e assim. Mas também tem vantagens, para quem gosta de discorrer. Permite visualizar  em paralelo e no mesmo plano o conjunto e o detalhe. Enquanto quem está no local apenas vê os sítios por onde passa ou para onde olha, mas tem de imaginar o conjunto, quem vive longe visualiza os dois quadros, o geral e o pormenor, o que faculta outras perspectivas.
Uma das perspectivas que me chamou a atenção foi a mudança de atitude dos comentadores do blogue Tomar na rede. Aqui há uns meses eram às dezenas, naqueles textos menos consensuais, quase todos abrigados em confortáveis pseudónimos.
Agora, praticamente não há textos polémicos e os comentadores resolveram todos meter o trombone no saco. Porque a situação política local melhorou? Pelo contrário. Tornou-se evidente que os vendidos e os idiotas úteis, nomeadamente aqueles ao serviço da actual maioria autárquica ficaram claramente sem argumentos, perante tantos erros crassos. Ou então resolveram migrar para suportes mais acolhedores, tipo Face, Insta ou Twitter, porém sem o mesmo estatuto.
Outro tanto acontece com os apoiantes e integrantes da oposição laranja. Há um silêncio ensurdecedor, que a todos os pensantes incomoda, situação que só não parece ser notada pelos próprios. De resto, salvo a tal ajuda à mudança de paradigma, mencionada pela candidata, na entrevista a um semanário local, não têm mais nada a dizer aos eleitores? Querem conquistá-los pelo silêncio, para dar a ideia de que estão a ponderar?
No meio disto tudo, o Tomar a dianteira só teve direito a dois comentadores, naturalmente identificados, aos quais se agradece a coragem. Porque não deve ser fácil comentar num blogue incómodo, que só trata de política local, justamente aquilo de que os tomarenses em geral procuram escapulir-se, como já acontecia antes do 25 de Abril. O que não obstou a que, logo no primeiro de Maio seguinte, fossem às centenas e centenas os democratas tomarenses nas ruas. Há o deus Janus, que tem duas caras, mas no Convento de Cristo, cá em baixo entre a refeitório e a cozinha, na zona dos passa-pratos,  pode-se admirar o Hermes Trimegisto, que tem três rostos. Como alguns nabantinos.
Não quer isto dizer que este blogue tenha uma importância por aí além. Apenas pouco mais de 200 visualizações diárias. Mas o leitorado está a aumentar. Foram 4874 visitantes únicos o mês passado. Este mês já são 5004 e ainda faltam  6 dias para acabar. Numa territa como Tomar, começa a ser significativo. E à medida que nos vamos aproximando das eleições...
Nestas condições, era capaz de ser melhor para todos que os comentadores do tempo da nortada, voltem a escrever agora, na época do suão. Garante-se o anonimato, desde que o administrador do blogue saiba quem são. Chega de oportunismo e hipocrisia.

Sem comentários:

Enviar um comentário