Liberdade de informação
PREOCUPAR-SE COM A CASA DOS OUTROS ?
ENTÃO E A NOSSA ?
António Rebelo
Prezado amigo:
Obrigado pelo teu mail, ao qual passo a responder com satisfação.
Concordo que é muito triste, lamentável e condenável a presente situação em Israel e na Palestina, a qual não comentei, nem tencionava comentar no Tomar a dianteira 3, não fora esta tua correspondência. Mas uma vez que insistes...
Desde o Tomar a dianteira 1 que o âmbito escolhido sempre foi o concelho. Para além disso, só quando haja implicação direta no dia a dia dos tomarenses, ou do autor destas linhas. A situação que abordas, a Palestina, está portanto fora e longe do raio de ação deste blogue.
Apesar disso, cabe acrescentar 1 - Que Israel tem todo o direito de se defender. 2 - Que sinto muito mais afinidades com o tipo de governo e o estilo de vida existentes no estado judaico do que com a generalidade dos países muçulmanos. 3 - Que nunca apoiei nem tenciono apoiar o Hamas e/ou organizações similares. Esclareço que não conheço Gaza, mas já visitei Israel e uma boa dezena de países muçulmanos.
Dito isto, condeno obviamente a destruição, pela aviação israelita, do edifício que abrigava uma agência de notícias americana e uma cadeia de televisão árabe, convindo no entanto acrescentar que os empregados dessas duas entidades foram avisados uma hora antes do bombardeamento, e tiveram portanto tempo para abandonar o local.
Já no caso dos mais de três mil mísseis entretanto disparados pelas forças do Hamas em direção a Israel, não consta que tenha havido qualquer aviso prévio, até porque nem os próprios agressores sabem com precisão onde eles vão cair. É o salve-se quem puder, em sentido literal.
O que me espanta, nesta tua inesperada solidariedade para com os jornalistas alvo do bombardeamento em Gaza, é o teu súbito interesse por tal tema. Sei que és habitual eleitor do PS, como eu também fui durante décadas. Sei igualmente que vives em Tomar e portanto tens conhecimento do que a atual maioria autárquica tem feito contra a liberdade de informação. Da compra, sob a forma de subsídio ou ajuste direto, até ao boicote, passando pela retaliação e pelos comentários assanhados dos fiéis da casa, é a pior vaga contra a liberdade de informação desde o 25 de Abril. Nem no tempo do Sócrates, porque a câmara era PSD. E mesmo assim, da tua parte... silêncio canta-se o fado.
Não me consta que alguma vez tenhas criticado por escrito tão condenável maneira de estar na política. Pelo contrário, sei que até os tens apoiado e que provavelmente tencionas votar de novo PS nas próximas eleições. Que te faça bom proveito.
Tens todo o direito, pois o voto é livre. Depende apenas da vontade de cada um. Mas parece-te coerente? O que é condenável em Gaza deve ser apoiado, ou pelo menos tolerado, em Tomar? Achas que é por uma boa causa? Sentes-te em paz com a tua consciência, ao votares e apoiares os carrascos da liberdade de imprensa na nossa terra, enquanto me incitas a defender por escrito os jornalistas injustamente bombardeados na faixa de Gaza?
As respostas ficam ao teu cuidado, pois tu é que tens de dormir com os teus problemas todas as noites. Tal como eu.
Cordialmente,
António Rebelo
E tempo de acabar com demagogias primarias, e de encarar a realidade com espirito de justiça.
ResponderEliminarPode ser conveniente, e tem sido, a muita esuqerda vender a estoria do Bom e do Mau, neste conflito.
Não há bem nem mau.
Há intransigencia, e odio. Infelizmente, mas é assim.
Um passo importante para (tentar)resolver este conflito, é esse reconhecimento. Com justiça.