terça-feira, 4 de maio de 2021





Liberdade de expressão e informação

UMA SITUAÇÃO INTOLERÁVEL

António Rebelo

Volto ao tema da liberdade de informação. Alguns leitores vão-se irritar. Peço-lhes um pouco de paciência. Há temas e contextos que são como os furúnculos. Doem quando são espremidos, mas é a melhor maneira de acabar com eles.
A mais recente sessão da Assembleia Municipal foi na passada sexta-feira. Quatro dias mais tarde, que sabemos do que lá aconteceu, se não assistimos à transmissão em directo? Pouca coisa, afinal. Em relação ao ponto mais controverso da OT, -a transferência de 812 mil euros para a Tejo Ambiente- além do que foi escrito aqui no Tomar a dianteira 3, temos apenas o ponto de vista da srª presidente da Câmara, publicado nos dois órgãos que controla - Cidade de Tomar e Rádio Hertz. Os outros dois, o Tomar na rede e o Templário ainda nada escreveram a respeito.  E a nenhum dos quatro órgãos informativos locais ocorreu ainda ouvir e publicar o ponto de vista da oposição, para respeitar o direito ao contraditório.
Porque acontece tudo isto em Tomar? Falta de meios humanos, e de hábitos, claro. Mas também e sobretudo, dói-me dizer isto, uma circunstancial maioria socialista que abusa da sua posição para impor os seus pontos de vista e evitar as críticas. Quando um cão agredido se aproxima do dono que o agrediu, baixa o rabo, em vez de o agitar. Assim estamos em Tomar.
Anabela Freitas ou Hugo Cristóvão não são monstros, nem sequer censores implacáveis. Provavelmente nem se dão bem conta dos danos que causam com as suas atitudes. Mas com a sua alergia à crítica, a  sua arrogância, as suas discriminações e as suas pequenas vinganças, já conseguiram que em Tomar a situação quanto à liberdade de informação seja praticamente idêntica à descrita pelo saudoso Raúl Solnado antes do 25 de Abril: Censura?!?! Cada um compra e lê o jornal que quer. Mas dizem todos o mesmo...
Com a remota esperança de que algo possa ainda mudar na minha tão maltratada terra enquanto ainda estou vivo, transcrevo o artigo 37º da nossa Constituição: "Liberdade de expressão e informação. 1º - Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações. 2º - O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura."
Leram com atenção, senhores eleitos da maioria PS, e alguns apaniguados? O que vocês têm vindo a praticar em Tomar desde 2013, quando alcançaram o poder,  é uma reles forma de censura encapotada. De discriminação, que está à vista de todos nos seus resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário