segunda-feira, 3 de maio de 2021





Liberdade de informação

CONVÉM LEMBRAR

António Rebelo

Hoje, 3 de Maio, é Dia mundial da liberdade de imprensa. Que é o mesmo que liberdade de informação. Aqui no Brasil, de onde escrevo, mesmo com Bolsonaro no poder, o principal diário de Fortaleza - CE, O POVO publica várias meias páginas como a acima reproduzida, com uma foto de 1968, durante o regime militar, como se diz por aqui.

E em Tomar, governada por socialistas num país governado também pelo PS, há liberdade de imprensa? Há liberdade de informação? Oficialmente há. Mas quantos órgãos de informação locais respeitam e praticam essas liberdades garantidas pela Constituição? Quantos profissionais da informação são forçados à autocensura porque precisam de comer? Quantos leitores deixam de comentar, mesmo a coberto de pseudónimo, com receio de represálias, ou retaliações, como se diz agora? Será legal a reiterada atuação da atual maioria camarária em relação ao Tomar na rede?
Espero que os leitores percebam agora melhor porque escrevo que Tomar a dianteira 3 é sobretudo para memória futura. Simplesmente porque, como se pode ler acima, do lado direito e  em letra miudinha, "A história precisa de continuar a ser escrita."

Sem comentários:

Enviar um comentário