terça-feira, 18 de maio de 2021

 






Autarquia

 PELAS OBRAS SE JULGAM OS ARTISTAS

António Rebelo

Segundo a Rádio Hertz,
a Câmara de Ourém acaba de estabelecer um acordo com  o Regimento de Engenharia 1 (Tancos), para a limpeza da ribeira de Seiça e das suas margens. A empreitada vai durar três meses e será executada por quatro operacionais militares, equipados com maquinaria pesada.
Tratando-se de uma unidade do Exército, a autarquia oureense apenas assegurará a alimentação e o alojamento dos militares, bem como os consumíveis para as máquinas.
Contrastando, há tempos atrás, quando aconselhada a utilizar a tropa para a limpeza do maltratado rio Nabão, Anabela Freitas preferiu recorrer a ajuste direto com uma empresa privada. Ficou mais caro, como é óbvio, levou mais tempo, e incluiu alterações no açude da roda, que ainda um dia vão dar chatice, por causa das modificações, que não respeitam a tradição. É só ocorrer uma inundação daquelas à antiga, e logo se concluirá que afinal os antigos não eram assim tão ignorantes quando estabeleceram a desmontagem anual obrigatória dos açudes tradicionais, sem alteração no leito do rio.
Nessa altura, os do costume vão alegar que ninguém podia prever uma coisa dessas. Aqui fica esta anotação, para que alguém lhes possa então mostrar que a teimosia só prejudica e que gastar dinheiros públicos à toa, quando há soluções mais económicas, não é boa governação.

Sem comentários:

Enviar um comentário