quinta-feira, 13 de maio de 2021

 



Foto Tomar na rede

Autarquia e Saúde

Melhoraram as condições para os candidatos à vacina

António Rebelo

Um aplauso para a Câmara, que agiu rapidamente, mesmo depois de terem ficado irritados com as críticas sobre as péssimas condições impostas aos candidatos à vacina. Agora já está melhor e isso é que importa. Obrigado. É sempre bonito "dar o braço a torcer".
Ficam assim demonstradas a utilidade de uma informação livre, e a coragem dos eleitos para reconhecer  e logo emendar. Estamos todos mais contentes e de parabéns, pois funcionou a democracia. Como escreveu um cidadão, "a câmara andou a toque de caixa". Pudera! As eleições são já ali adiante.
Feitos os agradecimentos, a crítica livre continua. Quanto à autarquia, além da cobertura para proteger do sol e da chuva, e da rampa de acesso para cadeirantes (desculpem o vocábulo em brasilês), estão à espera de quê, para instalarem um longo banco corrido, naturalmente provisório, de um dos lados do corredor? Bastam alguns conjuntos de 3 blocos de cimento deitados e algumas tábuas de pinho fortes.
Quanto aos serviços de saúde, não seria melhor:
1 - Destacar mais funcionários para lançar os dados e emitir os certificados, de forma a que cada cidadão só tenha que mostrar os seus documentos? É capaz de ser bem mais rápido, porque todos sabemos como é, quando de trata de preencher impressos oficiais.
2 -Manter a/o médica/o ou médicas/os de serviço, mas consultando só quando necessário?
3 - Destacar mais enfermeiras/os para vacinação?
4 - Acabar com o recobro, salvo quando julgado indispensável?
Seria tudo muito mais despachado.
Quem isto escreve não é médico, nem enfermeiro, nem percebe de medicina ou enfermagem, mesmo tendo em conta que, segundo o provérbio, "De médico e de louco, todos temos um pouco". Sabe todavia, por observação direta, quais são as melhores práticas internacionais nas campanhas de vacinação.
Fica o alvitre. Com alguma simplificação ganham todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário