quinta-feira, 13 de maio de 2021

 


Foto Cidade de Tomar

Autárquicas 2021

Cidade de Tomar entrevista Anabela Freitas

ESTAR NO PODER FACILITA MUITO

António Rebelo

Acabo de ler as declarações de Anabela Freitas, numa daquelas entrevistas da série que o Cidade de Tomar em boa hora resolveu efetuar. Parece-me uma prestação assaz fraca, todavia sem culpa para qualquer das partes envolvidas. 
As jornalistas, sabedoras de que estavam a questionar quem, via orçamento camarário, ajuda a pagar-lhes os ordenados, instintivamente moderaram-se, o que se compreende. Sem perguntas agrestes nem inconvenientes, Anabela Freitas limitou-se a ir debitando banalidades, como lhe convinha, sem se esforçar demasiado.
Ainda assim, boa política como é, após ter considerado a Várzea grande como a obra mais importante dos seus mandatos e anunciado, caso seja reeleita, a construção de 50 alojamentos de renda controlada, não falhou a bola quando a teve ao alcance, como sempre fez no badminton, onde foi campeã.
Perguntada sobre o desempenho da oposição, trucidou a sua adversária laranja sem a nomear. Na entrevista anterior, questionada sobre o mau desempenho dos vereadores PSD, que é do conhecimento público, a candidata PSD desculpou a fraca prestação deles com a falta de documentação, e a atitude da maioria socialista. Em duas frases, Anabela Freitas fez mossa. E que mossa! Disse que uma oposição acutilante é boa para quem governa, lamentou a divisão dos vereadores PSD e negou que alguma vez tenha havido falta de documentação. Em linguagem direta, acusou implicitamente os laranjas de não estarem à altura e de mentirem. Feridas graves no laranjal, em plena pré-campanha eleitoral. Apesar disso, tudo indica que os "manos Alexandres" vão continuar a concordar, numa rádio local perto de si.
Quanto ao resto, falou das obras ornamentais previstas para o Flecheiro, do saneamento no núcleo histórico e da requalificação da EN 110, entre a rotunda do Padrão e a do parque empresarial, mas esqueceu-se de calendarizar. Com um bocadito de sorte, daqui até às eleições ainda acaba por prometer também um plano local de desenvolvimento turístico. Só não aposto porque o meu avô sempre me disse "Teima netinho, tu teima sempre. Mas nunca apostes!"
E a rematar, mostrou uma vez mais ser uma brilhante oradora política. Recomendou aos eleitores que votem num projeto, a bem de Tomar. Para quem, em 8 anos de governação, nunca mostrou ter um qualquer projeto, para além da ocupação do poder, há que reconhecer que é de artista com arcaboiço. Mas qual é a intenção?

Sem comentários:

Enviar um comentário