sexta-feira, 17 de setembro de 2021

 




Autarquia/Arruamentos urbanos/Obras

O BAIRRO DOS CONDENADOS

Vão longe os tempos dos bairros urbanos. O Bom Jesus, o Bairro da Flores, o Alto da Piçarra, a Rua de Trás, o Cu da mula, o Bairro Salazar...
Eis senão quando, aparece um bairro com novo nome, mesmo à ilharga dos Paços do concelho. Trata-se do conjunto Rua Joaquim Jacinto, Rua Aurora Macedo, Rua do Pé da Costa, Rua Infantaria 15.
Há mais de dez anos, foram as únicas artérias do Núcleo histórico não contempladas com a requalificação urbana, iniciada por António Paiva. Ainda conservam cada uma o seu colector de esgotos tipo idade média, naturalmente a esgotar para o Nabão, pois não cabe na cabeça de ninguém que um colector misto águas pluviais-esgotos domésticos, possa estar ligado a uma ETAR.
A rede de fornecimento de água é também uma antiguidade. Data de 1937 e ainda tem muitos sectores com condutas de amianto, material entretanto proibido em toda a Europa, porque nocivo para a saúde.
Quanto às tradicionais sarjetas, há muito que deixaram de ser desinfectadas e isso nota-se. Sobretudo durante a estação mais quente, tal é o perfume.
Agravando a situação, veio uma empresa contratada pela EDP, que instalou caixas repartidoras na Rua Aurora Macedo. Infelizmente, há meses que deixaram de aparecer, e a rua está no estado que as fotos mostram. Porquê ninguém sabe.
Moram nas ruas mencionadas dezenas de pessoas, entre as quais alguns funcionários camarários, este vosso criado e até um jornalista, que parece nunca ter reparado no quadro envolvente. Ou não quer arranjar mais problemas com a autarquia. É o mais certo.
Tendo em conta o enquadramento histórico e o contexto actual, não parece haver dúvidas. É um novo bairro tomarense. O Bairro do Condenados ao Ostracismo, ninguém sabe por quem nem porquê, a menos de 100 metros da autarquia.
Uma vez que nos programas eleitorais nada consta sobre esta lamentável situação, quando tiver vagar, tenciono ir aos Paços do concelho perguntar se ainda por ali sabem o que é ter vergonha na cara. Entretanto podem contar com o meu voto... nulo ou branco, pois claro. Estavam à espera de quê?

Sem comentários:

Enviar um comentário