quarta-feira, 17 de maio de 2017

Pelo discurso se vê o decurso

Alguns leitores terão cogitado que as observações sobre a oratória da senhora presidente da câmara, contidas na peça Tais pais tais filhos, configuram questões pessoais. Devo esclarecer que não é de todo  o caso. Mantenho com Anabela Freitas um relacionamento cordato. Conversamos normalmente sempre que necessário, sem qualquer atitude retaliatória ou menos correcta da parte da senhora presidente para comigo. Não existe portanto qualquer quezília entre o cidadão António Rebelo e a senhora presidente Anabela Freitas.
Do que se tratou na citada crónica foi apenas de alertar para a prática de um discurso degradado, muito pernicioso tanto para quem o usa como para a comunidade tomarense. Com efeito, enquanto seres humanos, não temos outra maneira de pensar e de comunicar que não seja através da palavra. Oralmente ou por escrito. Com tudo o que isso implica. Ou seja, quem não tem vocabulário suficiente, revela dificuldade no seu uso, falhas na construção frásica e/ou deficiências na articulação discursiva, também não será capaz de manter um comportamento coerente e impecável ao nível dos raciocínios complexos, estando portanto na prática muito limitado na elaboração de planos correctos e adequados à realidade envolvente. Poderá encomendá-los, é verdade. Mas também aí surgirá o mesmo problema, agora ao nível da interpretação operativa.
É portanto para o autor destas linhas apenas e só questão de chamar a atenção (e não de chamar à atenção, com também por aí se começa a ouvir) para o problema, tendo em vista possibilitar quanto antes as correcções adequadas. Tempo perdido? Muito provavelmente. Contudo, se nada fosse escrito ou dito a tal respeito, então é que de certeza os faltosos iriam continuar nos erros, convencidos de que estão a dizer maravilhas. Assim também vão? Se calhar será infelizmente o caso. Mas os tomarenses , enquanto comunidade multi-secular, merecem melhor, mesmo não sendo também sempre exemplares naquilo que fazem ou dizem. A cada um segundo as suas necessidades. De cada um segundo as suas possibilidades.
Em conclusão, pelo discurso se vê o decurso. Por aquilo que dizemos, seja escrevendo, seja falando, se pode ver não só qual o nosso decurso anterior, o nível aproximado de preparação que concluímos, mas também o decurso dos acontecimentos, despoletados por interpretações menos correctas ou por discursos defeituosos, que originam quase sempre procedimentos menos óbvios.

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