segunda-feira, 15 de maio de 2017

Celebrar as vitórias alheias

É bom, faz bem à saúde psiquíca alimentando o ego, celebrar as vitórias. E como estamos nesta altura bem servidos! A vitória de Macron contra Le Pen, a vinda do Papa, que é uma vitória para os católicos portugueses, a canonização de dois dos três pastorinhos, que é outra vitória, o triunfo do Benfica ao conquistar o campeonato pela quarta vez consecutiva e sobretudo, sobretudo porque inesperada, a vitória de Salvador Sobral na Eurovisão. Os tomarenses, pois é principalmente para eles que escrevo, têm portanto muito para celebrar.
Durante as celebrações, mas sobretudo a seguir, conviria ir lembrando, ou pelo menos não esquecer que todas estas vitórias não caíram do céu, nem aconteceram por mero caso. Tal como todas as anteriores, resultaram de trabalho árduo, perseverança, organização e ganas de vencer. Tudo coisas que têm faltado e faltam em Tomar.

Resultado de imagem para fotos marcelo rebelo de sousa
Foto zap. aeiou.pt

Significa isto que os tomarenses não têm qualidades? Nem pensar. Os meus conterrâneos sempre tiveram e têm, na sua maior parte, muitas qualidades. Infelizmente não são as mais adequadas ao mundo actual. Mas têm. São em geral obstinados, conservadores, convencidos, arrogantes e hipócritas, por exemplo. Pelo que não vão faltar vitórias em Tomar, quando chegar a vez dessas qualidades de muitos tomarenses estarem na ordem do dia. Como muito bem escreveu o nosso presidente Marcelo a Salvador Sobral, "Quando somos muito bons, somos os melhores dos melhores." Tem razão o nosso presidente. O problema dos tomarenses já é só conseguirmos ser muito bons. O resto virá naturalmente por acréscimo.
Ao ler isto, que não é nada agradável para muitos, como em geral acontece com a verdade, alguns cogitarão que estou a falar de cor. Enganam-se. Para citar apenas um exemplo na área política tomarense, quando na década de oitenta do século passado, organizei e participei no terreno na eleição intercalar dos Casais, o candidato do PS que eu apoiei, Augusto Brito, ganhou com 78% dos votos. O Jaime, que mais tarde veio a ser presidente da junta pelo PSD, aí está para o confirmar, se assim o entender.
78% nos Casais não estão ao alcance de qualquer um, penso eu. Tanto assim que nunca mais outro candidato esteve sequer perto. O que me leva a dizer que, quando falo de qualquer assunto, ou proponho qualquer projecto, posso estar errado. Mas nunca estou a falar de cor. Os meus críticos de estimação é que não fazem outra coisa. 

3 comentários:

  1. Ok. Tudo bem. Mas faltou referir no primeiro parágrafo a subida de 2.8% da nossa economia no primeiro semestre deste ano (anunciada hoje). Coisa linda! Vamos lá ser mais otimistas. Não custa nada. Embora já na curva apertada da vida, a que chamo a etapa da roleta russa, pressagio um Portugal próspero dentro de 10/15 anos. Abençoada geringonça.
    Çá ira mieux.

    ResponderEliminar
  2. Perguntar não ofende. O professor Rebelo é do Benfica ou de outro clube qualquer? Espero resposta certa.
    Campeões! Campeões! Nós somos campeões!!!

    ResponderEliminar
  3. Vais decerto ficar surpreendido mas a verdade é que sempre fui e continuo adepto do Belenenses. É verdade!
    Pour ce qui est du reste, je pense comme la mère de Napoléon: Pourvu que cela dure!

    ResponderEliminar