quarta-feira, 3 de maio de 2017

Informação local -mudar para melhorar

Múltiplas experiências, por essa Europa fora, mostram que não pode haver eleições livres e participadas quando há falta de informação capaz. Nas consultas eleitorais anteriores, em Tomar e no país tudo decorreu felizmente com normalidade, porém com elevadas taxas de abstenção, de votos brancos e votos nulos, também por falta de informação completa. Isto porque os caminhos seguidos pelos media locais não terão sido, penso eu, os mais adequados, sem desprimor para ninguém. Verificaram-se em geral duas situações: Situação A -Os candidatos foram entrevistados ou debateram em conjunto, o que naturalmente limitou singularmente o tempo de palavra de cada um. Situação B -Os principais candidatos foram entrevistados várias vezes, dada a pluralidade dos órgãos informativos, enquanto os outros, menos conhecidos, nem chegaram a poder explicar-se perante os eleitores. Que mal informados, resolveram abster-se ou votar sem escolher qualquer candidato. Por falta de informação disponível.
Consciente de tal situação, impulsionado pelo meu sentido de cidadania, decidi tentar tratar por igual todos os cabeças de lista para as próximas autárquicas, sejam eles principais ou secundários. Nesse sentido, irei convidar cada um para uma entrevista individual, a ter lugar durante o mês de Junho. Mais tarde, em Setembro, haverá uma segunda entrevista a cada um e nos mesmos moldes. 
Para evitar, na medida do possível, que cada candidato tenha de responder sucessivamente ao blogue X, à rádio Y, ao jornal W, e por aí adiante, acabo de propor a todo o universo informativo local (Cidade de Tomar, O Templário, Rádio Hertz, Rádio Cidade de Tomar, Despertar do Zêzere, O Mirante, MedioTejo,net, TomarTv e Tomar na rede), que façamos um trabalho conjunto. Cada órgão fornece os meios técnicos que julgar úteis, bem como as eventuais perguntas que gostaria de ver respondidas, após o que todos poderão usar o material obtido, no todo ou em parte, sem quaisquer encargos, bastando indicar a origem: "Entrevista conjunta dos órgãos informativos tal, tal e tal, conduzida por..."
Antes de concluir por agora, enquanto aguardo a resposta e as eventuais sugestões dos colegas da informação, solicito e agradeço aos candidatos já anunciados que tenham a bondade de endereçar o seu email para anfrarebelo@gmail, para posteriores contactos.

Sem comentários:

Enviar um comentário