quinta-feira, 18 de maio de 2017

Bizarro

Ao chegar de novo à minha terra, tive duas surpresas na área da acção municipal. A primeira bem agradável. Na rua onde moro, ao fim de tantos anos, lá deixou de haver estacionamento. Desapareceram os carros-ventosas, que tanto contribuiram para danificar portas e paredes devido à projecção da chuva e quase sempre dificultavam o trânsito de viaturas de socorro. Trata-se portanto de uma medida camarária que só pecou por tardia e que aqui se aplaude, embora se saiba que não agrada a todos. Na vida é sempre assim. Nunca se consegue agradar em simultâneo a gregos  e a troianos. Por isso se diz que a política é a arte do possível.
A outra surpresa é bem desagradável. O grafito no muro da antiga Horta Torres Pinheiro parece-me ainda pior -e bem pior- do que aquilo que eu já imaginava. O tema é descosido e absconço, a execução está longe de uma maravilha e o sítio escolhido totalmente despropositado. Abrindo pelo tema, trata-se no meu entender de uma completa bizarria. Da direita para a esquerda, um cisne branco perdido, caravelas no rio Nabão e três rostos de um filme de terror, todos com ar anglo-saxónico. Em fundo, letras garrafais mostram "Velhos do Restelo". Porquê velhos do Restelo? Eis o mistério.

Foto Sónia Pais, copiada de Tomar na rede

Na sua obra-prima, Camões dá vida ao Velho do Restelo, cuja voz é introduzida por um marinheiro da armada que se preparava para zarpar, entre as estrofes 94 e 104. Para não massacrar o leitor, passo a reproduzir apenas as duas primeiras:

"Mas um velho d'aspecto venerando
Que ficava nas praias entre as gentes
Postos em nós os olhos meneando
Três vezes a cabeça descontente
A voz pesada um pouco alevantando
Que nós no mar ouvimos claramente
C'um saber só de experiência feito 
Tais palavras tirou do experto peito:

Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade a que chamamos fama!
Ó fraudulento gosto que se atiça
C'uma aura popular que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama
Que mortes que perigos que tormentas
Que crueldades neles experimentas!"

Ou seja, um velho cheio de experiência lamenta aquilo que agora se designa como primeira globalização, e as consequências nefastas que ele antevê, preferindo que se ficasse pelo norte de África: guerras, naufrágios, doenças, genocídios, tráfico negreiro, escravatura, colonização...

No caso do anedótico mural, os pretensos Velhos do Restelo nele retratados, intentam ser uma crítica a quê? A que futuro? Que me conste, todas as gerências camarárias que já tivemos têm mostrado ser surdas, cegas e mudas. Surdas porque nunca ouvem os protestos da população. Cegas porque nunca sabem para onde vão e nos levam. Mudas porque nunca explicam nada. Nestas condições conviria que o autor do grafito, que se tem por afamado, explicasse os fundamentos da sua obra. Na sua óptica, os velhos nabantinos protestam contra quê? Contra a modernidade? Que modernidade? Paredes decoradas com coisas de qualidade duvidosa?
Como se ainda não bastasse o que já basta, alguém resolveu tapar parcialmente a dita obra com um pano branco, naturalmente pela calada da noite. (ver foto) Cheira-me a marosca de encomenda. O dito pano ainda deve ter custado uns cobres e a sua adaptação à função outro tanto. Pelo que, se a ideia era mesmo protestar contra aquilo, algumas latas de tinta branca, cinzenta, preta, ou de qualquer outra cor, teriam sido bem mais eficazes. Assim, a ideia com que fico é que se tratou de dar mais alguma publicidade a algo que pelo contrário me parece ser mais para ignorar e esquecer, uma vez que o executivo que está se acobarda, como habitualmente. Pretendendo agradar a uns e a outros, acaba por desagradar a todos.



2 comentários:

  1. Coincidência ou não, ontem saiu esta notícia no observador:
    http://observador.pt/2017/05/17/vhils-manuel-joao-vieira-e-violant-instalam-arte-urbana-em-vila-nova-da-barquinha/
    Este mesmo artista (violant) está num outro projeto de arte urbana na Vila Nova da Barquinha, com o apoio da fundação edp. Imagine-se só que antes de executar a obra, os artistas vão reunir com a população porque (e passo a citar) "processo de auscultação da população é fundamental para o sucesso da intervenção artística"!! Eles até falam em convívio com os residentes para troca de ideias sobre motivos e locais. De certeza que o Violant, dispensa esta burocracia toda, dado que o convívio com ele resulta em insultos e arremesso de loiça.
    Só em Tomar é que acontecem fenómenos destes, e depois queixam-se que somos velhos do Restelo...
    Ai que revolta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como todos sabemos, Barquinha é uma urbe multi-secular, cheia de monumentos, um dos quais Património mundial e Tomar não passa de uma pequena vila ribeirinha do Tejo, com um castelo templário próximo. Daí a diferença de tratamento para com a população. Não confundem o povo culto da Barquinha, que sabe e está habituado a dialogar, com os rurais de Tomar, entre os quais me incluo, que não sabem alinhar duas frases. E que estão sempre a criticar, sem saber do que falam.
      Vem-me à memória um velho programa nocturno da Rádio Renascença: À uma há cada uma!

      Eliminar