quarta-feira, 24 de maio de 2017

Pela boca morrem os peixes...

Pela boca morrem os peixes e os políticos também. Há precisamente um ano, Pedro Marques garantia, em plena reunião do executivo camarário: "Se depender de mim, a senhora não será presidente nas próximas eleições." Pior ainda, se possível, o ex-presidente disse sobre Anabela Freitas, numa entrevista, aquilo que Maomé nunca disse do toucinho. Afinal, um ano mais tarde, ocorreu exactamente o contrário do anunciado pelo líder IpT. Caso Anabela Freitas vença as próximas autárquicas, será sobretudo graças à ajuda de Pedro Marques e dos IpT.
Porquê esta indesmentível cambalhota política, que provoca ainda mais descrença nos já tão causticados eleitores locais? Para tentar esclarecer, Pedro Marques e parte do PS (eles próprios denotando embaraço perante a tramóia), resolveram convocar uma conferência de imprensa. Marcada primeiro para as 10 e mais tarde para as 9, acabou por ter lugar às 16. Mau começo para quem quer transmitir uma mensagem de competência e de organização.
Pouca assistência na sala. Cerca de 20 pessoas, contando com os jornalistas. Ausência notória de gente do PS, para além de Anabela Freitas e Hugo Costa. Nem Hugo Cristóvão compareceu. Que se passa afinal? Será apenas uma suspeita infundada da minha parte, ou o PS está mesmo dividido em relação a este arranjinho com os IpT?
Anabela Freitas, bem vestida como sempre e ostentando um belo saco Guess, pareceu-me algo inquieta, apesar de tentar alardear confiança. Pelo modo como me falou, fiquei com a impressão de que estará já segura da vitória em Outubro. Vamos a ver se não está a vender a pele do urso antes de matar o animal.

Foto Cidade de Tomar

Hugo Costa mostrou-se algo cansado, porém humilde  e realista. Na mesa com Pedro Marques, tentou explicar o mesmo que o seu novo parceiro: o acordo PS-IpT, que só existe porque convém a ambas as partes. Coisa que já todos os interessados nestas andanças da política à moda da casa tinham percebido muito antes.
Pedro Marques continua igual a si próprio. Antigo jogador de futebol, insiste em procurar fintar quem lhe faça qualquer pergunta, e até as realidades mais incómodas. De tal forma que acaba por se autodriblar, sem disso sequer se dar conta. Teve por exemplo a ousadia de pronunciar a frase que o bom senso mandava evitar a todo o custo: "Não se trata de lugares." Como se alguém acreditasse.
Reza um velho provérbio que se deve dar tempo ao tempo, para que ele nos faculte todas as respostas. Depois se verá então se afinal se tratava ou não de lugares. Remunerados, claro está. Tachos, como se ouve por aí.
Uma nota final de esperança. A dado passo da sua intervenção, Hugo Costa conseguiu ser sucinto e claro, dizendo o fundamental por agora: "Para o PS o programa é essencial. Conciliar o desenvolvimento económico e a coesão social." Agora só falta saber quais as propostas dos socialistas tomarenses para alcançar esse objectivo fulcral, e como passá-las à escrita. Oxalá tenham êxito, que Tomar bem precisa. E uma vez que o PSD não parece interessado em trilhar essa via, pelo menos por agora, candeia que vai à frente, alumia duas vezes...

5 comentários:

  1. Então Camarada Rebelo, o Sr. Augusto Barros e o Sr. José Maria - presidente e secretário da junta de freguesia da cidade, a 2ª maior do Distrito - não contam para nada?! E não sabe que o Cristóvão estava noutro local público a exercer o seu mandato de Vice-Presidente da Câmara?! E também, o que esperava numa Conferência de Imprensa?! A seu tempo vai ver quem está com quem e qual vai ser o tão desejado programa!!! Aguardemos tranquilamente o correr das águas mansas do Nabão! E, não se exaltere, não vai haver escabulhação, não senhor!!!! O povo é sereno, dizia o almirante!!!

    ResponderEliminar
  2. Claro que se trata também de lugares. É inerente! Ou seja: intrínseco e peculiar à vida política. Onde é que está a novidade? Sempre foi e será assim. Juntaram os trapos e fizeram bem. O PS sai valorizado com Pedro Marques, talvez o melhor autarca de Tomar dos últimos 40 anos. Digo eu, que nunca tive jeito para lutar por lugares de poder, era sempre embarrilado. Por isso deixei a política militante há muitos anos... nem eu sei já quantos... dava um bom assessor... tenho tantas saudades da mais linda cidade de Portugal... queria passar aí os meus últimos anos... Ai que saudades!!! Um "lugarzito"...Ó Dr. Pedro Marques, olhe que eu sempre disse bem de si, sempre o defendi, contra tudo e contra todos. Não sei se ainda chegámos a ser colegas no Mendes Godinho, e também joguei à bola, um médio de ataque de se lhe tirar o chapéu

    ResponderEliminar
  3. Lá estão os senhores a dar-lhe com o Pedro Marques!!! Se ele é importante para a organização, o certo é que não é o único, não é o salvador da "pátria", não é o rei e nem tem estado sózinho. Muitíssimo do trabalho dele deve-se ao colectivo - o tal núcleo duro dos IpT, de que falava ontem um entrevistador da Hertz - que o tem acompanhado sempre desde 2005. Realmente têm sempre passado a mensagem do "unipessoal" e esquecem-se dos outros elementos do grupo. Ponham uma equipa de futebol a jogar só com o Ronaldo, sem guarda-redes, defesas, médios e atacantes, e verão as goleadas que apanha. Quando a crítica parte de pressupostos falsos, ou de omissões evidentes, o erro aparece à evidência. Não é verdade Prof. António Rebelo?! Não há pessoas providenciais, messias, iluminados. A história constrói-se com uma imensidão de pessoas, do mais insignificante ao mais notado e notável. Quem conhece o materialismo histórico jã não pode seguir a cartilha do "Estado Novo", dos reis e rainhas, do Antóino, do Tomaz e do Caetano que faziam tudo!!! Pois é, mas o Zé é que alombava, construia, fabricava e servia de carne para canhão.Quem ganhou as guerra foram os soldados e não foram os generais!!!!! Pensem nisto!!!!

    ResponderEliminar
  4. E quem explica as demissões dos boavida e da satelite dos cargos que ocupavam no psd, depois de abrirem a garrafa do espumante?

    ResponderEliminar