domingo, 21 de maio de 2017

Não é nada complicado, mas...

 As efemérides são de facto quase um exclusivo do Tomar na rede, do meu amigo José Gaio. Peço-lhe por isso licença para, por uma vez, meter a foice em seara alheia. Numa altura em que foi noticiada a comemoração do Dia mundial da criança, com um cortejo histórico e uma regata de barcos miniatura no Nabão,  aqui vão algumas fotos da primeira regata de barcos miniatura no rio Nabão, em 5 de Junho de 1981, para comemorar o Dia mundial da criança e o Dia mundial do ambiente.

 Os barquinhos no rio, pouco depois da largada.

 Concorrentes e  barquinhos no Açude dos Frades.

 Recolhendo os barquinhos e verificando as classificações, na linha de chegada.


 Entrega do diploma de honra de Defensor do ambiente a Fernando Nini Ferreira.

 O homenageado, tendo à sua esquerda o vereador da cultura e o presidente da Câmara, Amândio Murta. À esquerda na foto, o escriba destas linhas.

Toda a documentação fotográfica supra pareceu indispensável para dissipar quaisquer dúvidas em relação ao que segue. Designadamente para retirar qualquer credibilidade a quem disser que este escriba não sabe do que fala. Na verdade sabe muito bem, graças a um saber de experiência feito. Que é o que falta a muito boa gente, que infelizmente nem se enxerga.
Nada tenho a alertar em relação ao previsto cortejo evocativo da história de Tomar e de Portugal. Parece-me que as coisas estão bem entregues, nomeadamente aos docentes e habituais membros activos da organização da Festa dos Tabuleiros e do Cortejo do Rapazes. Por aí, tudo bem portanto.
Já no que toca à prevista regata de barquinhos no Nabão, julgo útil avançar com algumas breves observações. Não é nada de complicado, mas... convirá que a respectiva organização encontre antecipadamente, respostas adequadas para as seguintes perguntas: A - Que fazer para colocar todos os barquinhos no rio? B - Como conseguir que partam todos ao mesmo tempo? C - Que fazer para aumentar a corrente do rio, para incrementar a velocidade? D - Como e onde efectuar a respectiva classificação, se essa for a intenção? E - Qual a melhor maneira de retirar os barquinhos do rio ? F - Por último, mas não menos importante, já contactaram os bombeiros, de forma a preparar um plano de segurança, que inclua alguma prevenção em matéria de quedas ao rio?
Pouca coisa, como se vê. Mas que pode dar muitas dores de cabeça caso se enverede pelo improviso, à maneira tradicional tomarense.
Desejo a todos muito boa sorte.


Sem comentários:

Enviar um comentário