Obras no alegado fórum romano
Eu não disse ??!!
Em 29 de Outubro e 1 de Dezembro 2022, abordou-se nestas colunas o caso daquela obra atrás dos bombeiros, pomposamente chamada pela autarquia de "musealização do fórum romano". Foi questão sobretudo do abuso do empreiteiro, ao ocupar todo o passeio de um dos lados da rua, mas igualmente do conteúdo do futuro espaço, uma vez que há muito se sustenta que o alegado "fórum romano de Sellium" não passa afinal de uma treta, sem qualquer sustentação científica ou académica séria. Apenas as elucubrações de determinada arqueóloga, agora aposentada, que tem todo o direito de as dizer, desde que isso não implique despesas consideráveis para a comunidade.
Dai ter-se escrito, nas duas crónicas antes citadas, que íamos ter ali "um museu de coisa nenhuma". Imediatamente, naquele estilo tão tomarense dos "meios geralmente bem informados", que todavia nunca se sabe quem sejam mesmo, como convém, houve quem considerasse exagerados os textos de Tomar a dianteira 3, e inaceitável a expressão "museu de coisa nenhuma". Terão acrescentado até que a obra de musealização era uma excelente iniciativa. Só é pena não darem a cara, ou pelo menos assinarem por baixo, com o nome de batismo. Como aqui se vai fazendo.
Há uns dias, soube-se que o vereador Carrão, do PSD, interpelara o vice presidente Cristóvão sobre as obras no alegado fórum romano e recebera uma resposta algo evasiva, referindo que a obra tinha duas fases, por causa dos fundos de Bruxelas, e que a segunda fase só no próximo ano, havendo contudo já um arqueólogo contratado (Carlos Batata?) para a tal musealização.
Hoje, leu-se n'O Templário de 08/12/2022, página 9, este excerto de um comunicado do PSD enviado ao semanário local; "Após visita à obra do Fórum romano, o vereador Tiago Carrão (PSD) perguntou pelo projeto de musealização, que não existe. "A obra vai acabar, ficamos com 4 paredes e um telhado, sem previsão para abrir portas ao público." Abrir portas ao público para mostrar o quê?
Eu não disse??!! Em Tomar é sempre complicado ter razão antes do tempo. Como nos regimes autoritários. Querem ver que...
Sem comentários:
Enviar um comentário