Congresso nacional dos bombeiros, nos anos 30 do século passado, com a Várzea grande ainda sem Palácio da justiça, nem obelisco, nem escola nova.
Política local - Autarquia
Deve ser do clima menos húmido
Acordei às voltas com uma informação lida ontem. Dos 21 concelhos do distrito de Santarém, Benavente é o único em que a população aumentou nos últimos dez anos, segundo o INE. Algo surpreendido porque, de acordo com a mesma fonte, Abrantes e Tomar são, por esta ordem, os concelhos do distrito em que a população mais encolheu, fui procurar.
Fiquei assim a saber que Benavente é um concelho relativamente pequeno, como apenas 29.716 habitantes, (Tomar tem 36 mil), sem rio na vila, nem militares. Desde 1979 que insistem em votar sempre na CDU, nas suas diferentes siglas, durante largos anos com sólida maioria absoluta. Desde 2017 com apenas três eleitos em 7. Convém assinalar também, para melhor entendimento, que desde 2001 a abstenção foi sempre superior a 50%, excepto em 2005, com o PSD a substituir o PS como segunda força política concelhia, desde 2017.
Mesmo sendo sabedor de que as autarquias não têm quaisquer responsabilidades nos desastres demográficos, a julgar pelo que pensam os socialistas da maioria local, fico sempre um bocadinho na reserva, procurando perceber qual a percentagem de funcionários da autarquia no total da população.
Em Benavente, apesar da má fama que têm os comunistas, acusados de usarem as autarquias que dirigem para dar emprego aos seus militantes, a percentagem é de 1 funcionário municipal para 83 habitantes. Em Leiria, onde governa o PS, é de 1 para 182. Em Abrantes, dirigida pelo PS desde 1976, é de 1 funcionário para 67 habitantes, e em Tomar de 1 para 62 habitantes.
Donde se podem concluir várias coisas, entre as quais uma é por demais evidente: É nas autarquias comparativamente com excesso de funcionários que a população diminui mais acentuadamente. Por conseguinte, se em Benavente a população até aumenta ligeiramente, deve ser porque não têm rio na sede de concelho, sendo portanto o clima menos húmido. Rir ainda continua a ser o melhor remédio.
Sem comentários:
Enviar um comentário