quinta-feira, 15 de dezembro de 2022



Autarquia e antigos combatentes

Haja respeito por quem arriscou a pele!!!

 https://radiohertz.pt/tomar-camara-emitiu-48-passes-a-antigos-combatentes-durante-o-mes-de-novembro/

O governo socialista aprovou a Portaria 198/2021, concedendo (finalmente!) aos antigos combatentes algumas facilidades. Entre elas, avulta a entrada gratuita nos monumentos tutelados pela DGPC e nos transportes públicos. Nada a dizer quanto aos monumentos. Já tive ocasião de visitar vários, bastando mostrar o cartão de antigo combatente.

À boa maneira tomarense, a Câmara só podia complicar a vida dos velhotes, antigos combatentes, agora todos com 68 anos no mínimo. E foi o que fez. Informa que já emitiu 48 passes mensais, a 2,50 euros cada um. Ou seja, primeira injustiça: O transporte é gratuito por determinação governamental, mas cada combatente, ou viúva de combatente, tem de pagar a burocracia camarária, que custa 30 euros por ano. Soma sem importância, para quem oferece concertos do Abrunhosa à borla e dá milhões em subsídios, ou oferece casas a ciganos, mas importante para quem vive com menos de 800 euros mensais, como é o caso de muitos ex-combatentes e viúvas.

E depois, segunda injustiça, há o aspecto chocante da coisa. A nítida falta de respeito. Para quê um passe mensal a 2,50 euros? Se o governo decidiu que é gratuito, o simples cartão de combatente não é suficiente? Basta nos museus e monumentos, mas não chega nos mini-autocarros TUT? Gente jovem, se calhar sem ex-combatentes na família, os membros da actual maioria, nem se terão dado conta da situação ridícula, e até ofensiva, em que se estão a colocar, e a comprometer o Município.

Consta do próprio cartão de combatente que o portador é "Titular do reconhecimento da Nação". Ou seja, que todos lhe devem respeito e consideração, quer queiram quer não. Pelo jeito, em Tomar, ao exigirem-lhe um título de transporte mensal pago da autarquia, nem sequer beneficia do reconhecimento da Câmara, quanto mais agora da Nação!

Comparando, uma vez que em democracia somos todos iguais perante a Lei e os outros, PSP, GNR, ASAE, SEF e Magistrados têm transporte gratuito assegurado, por inerência das funções que desempenham, bastando mostrar o cartão respectivo, quando não estejam fardados. Nos TUT nabantinos também precisam do passe gratuito a 2,50€, emitido pela Câmara? Não? Porquê? Pertencem a alguma casta superior?

Que tal um pouco de vergonha na cara, e um módico de bom senso e de respeito pelos mais velhos, senhores autarcas? Posso desde já garantir que, apesar de antigo combatente (CCAÇ 593 Angola 1963-65), nunca usei os TUT em Tomar, nem tenciono vir a usar. Mas não tolero abusos, nem injustiças, nem faltas de respeito pelos direitos alheios.

E sou forçado a reconhecer que em Tomar, com as coisas como estão a funcionar, é melhor ser antigo do Flecheiro do que antigo combatente. Dá mais vantagens e menos chatices. Conheço uma única excepção: O conterrâneo José Carlos,  antigo combatente em Moçambique, que viveu durante anos na sentina pública junto a S. Gregório, foi realojado gratuitamente no Bairro 1º de Maio. Mas foi no tempo do PSD. Se fosse agora, se calhar também tinha de ir à Câmara obter um passe mensal gratuito, a 2,50€. Há cada uma!


2 comentários:

  1. O habitual. Os apaniguados da maioria que há sentem que os patrões estão a ficar cada vez pior na fotografia, e retraem-se. Não querem ler este blogue malvado. É bonito, sim senhor, tanta lealdade "desinteressada". Mas só pode prejudicar o núcleo duro, convencido de que continua cheio de razão e os descontentes são cada vez menos, quando é exactamente o inverso. Acabo de ouvir na Rádio Hertz o Provedor da Misericórdia, que já foi vereador pelo Partido socialista, a criticar "a Câmara, que desde o 25 de Abril não anda bem". Do que estará ele a falar? Querem ver que é da DGT - Divisão de Gestão do Território, os especialista em Planos de pormenor permanentes, que nunca mais acabam?

    ResponderEliminar
  2. Agora que sabem que os socratianos vão dar á pavana toca a atacá-los, começam a contar as espingardas no PS, daí as criticas que se vão ouvindo de dentro do partido, quanto a estes é tentar enriquecer depressa porque a coisa está a acabar, até mete impressão os casos de corrupção e afins nestes ultimos meses, por isso os outros tentam pôr-se de lado, uma coisa é certa o sócrates mesmo perdendo já venceu, conseguio pelo menos mais 8 anos para sustentar o polvo socialista.

    ResponderEliminar