domingo, 18 de dezembro de 2022

 

Aspecto de Valência (Espanha)

Turismo e vida local

Excepto para os tomarenses 

Tomar é apenas um ponto no mapa

Lida a informação da manhã, quando são 10H20 em Lisboa, fiquei a saber que Setúbal aprovou um orçamento de 188 milhões e Bombarral fez outro tanto com um documento de 16,5 milhões. Tomar também aprovou ontem um orçamento coxo de 51 milhões, mas a informação nacional quer lá saber disso para alguma coisa.

Não me surpreende tal desinteresse. Por esse mundo fora, ninguém sabe sequer o que é ou onde fica Tomar, excepto os tomarenses, e pouco mais. Aqui em Fortaleza, quando me perguntam de onde sou, se respondo Tomar, põem-se a olhar para o tecto, com aquele ar típico de quem não percebe patavina, ou gostaria de poder dizer "olha que raio de nome de terra!", mas há as boas maneiras, que impedem as más acções, salvo em Tomar, em que mesmo os eleitos é cá cada argolada... Acabo por acrescentar que sou de perto de Fátima, e lá vem então o comentário, com ar aliviado: -Ah, já estou a ver!

Sem notícias frescas de Tomar, voltei-me para a informação internacional do costume e comecei a ler a newsletter do Routard, o melhor guia turístico em francês. Aí fiquei a saber que a Expat Insiders, da associação internacional InterNations, publicou mais um palmarés das melhores cidades para os expatriados viverem.

Trata-se dos resultados de um inquérito anual, que desta vez obteve 12 mil respostas de estrangeiros residentes, que responderam sobre qualidade de vida, quadro de vida, custo de vida, facilidade de instalação, alojamento, segurança e envolvimento humano. Eis os resultados.

As 10 melhores cidades para os estrangeiros residirem

1- Valência (Espanha)

2 - Dubai (Emirados)

3 - México

4 - Lisboa

5 - Madrid

6 - Bangkok (Tailândia)

7 -Basileia (Suiça)

8 - Melbourne (Austrália)

9 - Abu Dabi (Emirados)

10 - Singapura

As dez piores cidades para os estrangeiros residirem

41 - Roma

42 - Tóquio

43 - Vancouver (Canadá)

44 - Milão

45 - Hamburgo

46 - Hong Kong

47 - Istambul (Turquia)

48 - Paris

49 - Francfort Main (Alemanha)

50 - Joanesburgo (África do sul)

Sobre Paris e a sua má classificação neste ranking, "Os estrangeiros não se sentem como benvindos. Consideram que os parisienses são hostis para com os residentes estrangeiros e têm muita dificuldade para fazer amigos. Há também problemas de segurança."

E Tomar?! Não consta, como é óbvio. Não tem dimensão.  Embora comecem a aparecer as primeiras dificuldades provocadas pela vinda de estrangeiros. O preço do imobiliário, por exemplo...

Sem comentários:

Enviar um comentário