sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Representação do Alentejo, Algarve e Centro de Portugal, na FITUR MADRID 2022

Promoção turística

É TUDO A GRANEL

"Tomar na Feira Internacional de Turismo - FITUR entre 18 e 22 de janeiro Tomar vai estar presente, entre 18 e 22 de janeiro, na Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com um stand promocional do concelho, este ano com enfoque na Festa dos Tabuleiros. Segundo a vereadora Filipa Fernandes, na reunião de câmara, na segunda feira, será destacado neste evento “o património material e imaterial de Tomar”. Refira-se que a FITUR, uma iniciativa promovida pelo IFEMA e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), é uma feira dedicada aos profissionais de turismo a nível global. Os Encontros de Negócios oferecem reuniões eficientes, com agendas destinadas a identificar necessidades, oferecer soluções e gerar acordos de negócios. Esta feira oferece um fórum exclusivo para promover marcas, apresentar novos produtos, conhecer as últimas tendências do turismo, bem como promover contactos e dar a conhecer novas ideias de promoção turística."

Cidade de Tomar, 12/01/2023, página 4

O texto supra, cuja leitura atenta se recomenda, foi copiado do semanário Cidade de Tomar, que todavia parece ser apenas o suporte difusor. A autoria redactorial será dos serviços de comunicação da Câmara. E aí reside o problema, porque o referido texto não fornece dados essenciais. Não é uma notícia bem feita.
Escreve-se por exemplo que "será destacado neste evento "o património material e imaterial de Tomar." Será destacado para quê? Por quem? Tratando-se de "uma feira dedicada aos profissionais de turismo a nível global", impõem-se as seguintes perguntas:

1 - Quantas pessoas integram a delegação tomarense?
2 - Quanto tempo vão ficar em Madrid?
3 -Viajam de avião ou por estrada?
4 -Integram a delegação quantos profissionais de turismo, que não sejam funcionários públicos?
5 -Quanto custou o stand de Tomar, incluindo montagem, desmontagem e aluguer do espaço?
6 -Além de Tomar, que outras cidades portuguesas estavam representadas na FITUR com stand próprio da cada uma?
7 - Que objectivos pré-definidos se pretendem alcançar?
8 - Que encontros de negócios estão previstos?
9 -Que produtos turísticos se pretendem negociar? Com quem?
10 - Qual o custo global, incluindo alojamento e alimentação, desta "expedición madrileña"?

É claro que a câmara não vai responder a estas perguntas, a não ser que a oposição as solicite por escrito.
Se a maioria PS tivesse habituado os tomarenses a terem informação completa, verídica e atempada, seria desnecessário perder tempo com crónicas deste género. Não sendo o caso, aqui ficam os tópicos a responder no futuro relatório da expedição. Se houver relatório, a debater no executivo camarário.
À cautela, aqui se deixa o apelo ao PSD, para que solicite cópia do referido documento, se entretanto não solicitou as informações supra. Porque estão em causa centenas de milhares de euros, para algum pessoal municipal ir arejar e comer uns churros. Juste retour des choses. Em 1581 mandaram-nos o Filipe I. Em 2023 mandamos a Filipa, 1ª em gastos com eventos.

Sem comentários:

Enviar um comentário