terça-feira, 17 de janeiro de 2023

 


Dois aspectos do tanque da Cadeira d'el-rei, na Mata dos Sete Montes

Política local

Estratégia 2020/2030 para Tomar?

Brincalhões!

No passado dia 14, na parte final da crónica A Maldição das rotundas, abordou-se aqui a questão da sessão temática da Assembleia Municipal, prevista para a Linhaceira, na próxima sexta-feira, dia 20, fazendo eco à queixa de um deputado municipal, que ainda não tinha recebido qualquer documentação para preparar o debate.
Curiosamente, ou talvez não, no dia anterior, 13 de Janeiro, o sr. presidente da Assembleia Municipal queixava-se da mesma lacuna, num mail para a srª presidente da Câmara:
"Estimada presidente: Tendo como base o agendamento proposto por Vª Exª de uma sessão temática da Assembleia Municipal (já marcada para o dia 20) sobre a estratégia 20/30, solicito o envio de toda a informação em tempo útil, para melhor preparação do debate. O tema é central para o futuro do concelho, pelo que é importante os senhores deputados estarem dotados dos dados necessários para o debate."
Mostrando, uma vez mais, o intenso ritmo de trabalho que se vive nos Paços do concelho, a srª presidente da Câmara respondeu 3 dias mais tarde, no dia 16, às 11 da manhã, em dois parágrafos. No primeiro, menciona o envio do powerpoint que vai apresentar na tal sessão da Assembleia municipal do dia 20. No outro, esclarece que "a sessão extraordinária [da AM] destina-se a recolher contributos de intervenções/projectos a incluir na negociação da distribuição de fundos comunitários."
Qual estratégia, qual história! O que interessa é ir à pesca de ideias para conseguir sacar mais umas esmolas europeias.
O powerpoint antes referido é constituído por 23 páginas/ecrã em várias cores, com uma listagem de itens que podem vir a ser subsidiados pela União Europeia, no quadro dos programas já em vigor para Portugal. Seria fastidioso estar a reproduzir as ditas páginas, mas há aspectos que não podem ficar no escuro.
Na área do "Património cultural e museus", mencionam-se 4 empreendimentos:
1 - Requalificação do Cine Teatro (outra vez ?!?!)
2 - Fórum romano (Que fórum? Aqueles vestígios de alicerces atrás dos bombeiros?)
3 - Igreja de S. Francisco (Propriedade privada. A Câmara agora também paga obras privadas?)
4 . Conservação e musealização da moagem (Outra vez ?!?)

Na área "Corredores verdes em contexto urbano",  apresenta-se a "Reabilitação dos 5 tanques para aproveitamento das águas para regar a Mata Nacional dos 7 montes." É uma excelente ideia, todavia com dois problemas. Primeiro, os tanques não são 5, mas apenas 3. O da cadeira d'el rei, o grande e o dos frades. O da Charolinha não é um tanque e já está recuperado. Segundo, será gastar dinheiro para nada, se antes não recuperarem também o aqueduto dos Pegões, onde a água deixou de correr até ao Convento há mais de 20 anos. Sem água no aqueduto, os tanques servem para quê?
No ecrã 21 -"Áreas de acolhimento empresarial", apresentam-se a Infraestruturação de Vale dos Ovos, a Requalificação do Pintado e a Ampliação do actual Parque Empresarial. Estava convencido que o projecto Vale dos Ovos já tinha sido rejeitado por uma qualquer administração central...
Por agora fica-se por aqui. Cansa um bocado estar sempre a malhar em ferro frio, e já falta pouco para as próximas autárquicas. Acabado o mandato, terá de mudar a música.



Sem comentários:

Enviar um comentário