Em Fortaleza e no Estado do Ceará
a esquerda venceu largamente
Foi de alguma ansiedade a tarde de ontem no Ceará. As sondagens, por aqui chamadas pesquisas, indicavam que Lula poderia vencer logo na primeira volta. Vai-se a ver, não conseguiu por pouco. Obteve 48,3" no país inteiro e precisava de 50% mais um. Ainda assim, venceu em 13 dos 27 estados, mas nos três mais importantes, S. Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por esta ordem, só ultrapassou Bolsonaro neste último.
Em Fortaleza e no Estado do Ceará, foi um verdadeiro triunfo para o Partido dos Trabalhadores, a formação de Lula da Silva. Venceu as presidenciais com 67%, elegeu o governador do estado, o senador e os deputados, todos com maiorias confortáveis.
No segundo turno, marcado para 30 de Outubro, tudo indica que Luís Inácio da Silva, que é natural daqui do nordeste, voltará a vencer. O problema reside nos estados do centro e sobretudo nos do sul, bastante mais povoados (só S. Paulo são 20 milhões de votos) e geralmente afetos a Bolsonaro. Vai ser uma campanha eleitoral bastante agitada, com dezenas de milhares de carreatas (desfiles automóveis) e motociatas (cortejos de motos), muito ao gosto de Bolsonaro.
Sem comentários:
Enviar um comentário