segunda-feira, 14 de junho de 2021



Turismo e economia local

UM PLANO RENTÁVEL DE 30 MILHÕES DE EUROS
PARA MODELAR O TURISMO NABANTINO

António Rebelo

Goste-se ou não, a CDU tem a reputação de ser a formação política que melhor conhece os problemas locais, graças à sua base militante. Ontem, em entrevista à Rádio Hertz, Paulo Macedo, o seu cabeça de lista, confirmou isso mesmo. Ao ser confrontado com a situação complicada na área do turismo nabantino, foi claro e certeiro. Apontou à cabeça a necessidade de solucionar pela positiva o problema dos turistas que apenas visitam o Convento de Cristo e se vão embora, com manifesto prejuízo para o comércio local e para a indústria hoteleira/restauração e cafés. Segundo Tomar na rede, só 13% dos visitantes que entram no Convento, visitam também a cidade.
Tomar a dianteira tem uma ideia robusta e elaborada para ultrapassar essa questão, fulcral para o desenvolvimento da economia tomarense, e que engloba também a resolução do problema premente do estacionamento junto ao castelo. Trata-se de um projeto rentável com um custo estimado de 30 milhões de euros, criador de empregos produtivos, que pode ser liderado pela autarquia, ou pela iniciativa privada, ou por ambas em parceria.
Faz parte de um Plano local de desenvolvimento turístico que já foi proposto às candidaturas do PS e do PSD, tendo sido rejeitado por ambas, antes de qualquer discussão prévia. Certamente por temerem que possa vir a comprometer a sua visão para a cidade e o concelho, preferiram rejeitar o diálogo logo à nascença, não fosse o diabo tecê-las. Não é seguramente assim que se resolve a grave crise local, designadamente a hemorragia demográfica, apenas muito parcialmente compensada pelo aumento da comunidade cigana. Mas elas (as candidaturas) lá saberão. Cabe aos eleitores tomar nota e decidir no momento oportuno.
Falta agora conhecer a posição das restantes formações políticas sobre o referido plano, caso venham a vencer as próximas eleições. São a favor? Contra? Não têm ainda posição definida?
Para obter mais informação : anfrarebelo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário