É com isto que temos de alinhar? Onde está o Tabuleiro? E a Janela do capítulo?
Turismo e pré-campanha eleitoral
DE MAL A PIOR
Segundo o Cidade de Tomar de 25/06/2021, página 6, ocorreu na sessão do executivo municipal da passada segunda-feira, mais uma das usuais cenas caricatas. O PSD apresentara em tempos uma proposta de criação de um fórum local de turismo, mas na ordem de trabalhos figurava o mesmo tema numa proposta do PS.
Gente bem educada, incapaz de um rasgo de audácia, e muito menos de contestação, os laranjas limitaram-se a anunciar a retirada da sua proposta, sem um lamento sequer. Acharam que estava tudo muito bem. Apenas aludiram de passagem a um pensamento segundo o qual "sòzinho vai-se mais depressa, mas acompanhado vai-se mais longe". Vê-se! E na contagem dos votos, lá para Setembro, vai ver-se ainda melhor.
Visivelmente encantada com uma oposição assim, que tão pouco trabalho dá, Anabela Freitas aproveitou para levantar voo, em sentido figurado, bem entendido: "Não chega discutirmos só com os da casa, temos de alinhar estratégia com as Entidades Regionais de Turismo e com o Turismo de Portugal."
Acrescentou ainda, segundo o antes citado semanário, "que este fórum contará com operadores nacionais e internacionais e deverá incluir turismo criativo, turismo industrial e turismo de natureza."
Está-se a tentar enganar quem, srª presidente? No meio desta sua salganhada, percebe-se que nem sequer valerá realmente a pena, em termos práticos, haver qualquer fórum em Tomar, uma vez que terá de seguir a linha das Entidades Regionais, que por sua vez já seguem a do Turismo de Portugal. Debates só para "encher chouriços"? Assim sendo, o tal fórum apenas poderá servir para ouvir repetir a doutrina governamental. Ou não?
Além disso, os operadores nacionais e internacionais, (excepto a TAP e as low cost, por causa dos subsídios estatais) não estão obrigados a alinhar-se com as Entidades Regionais, ou com o Turismo de Portugal, pelo que eventualmente nem sequer participarão no fórum, alegando terem outros compromissos. E quanto aos outros privados, é só esperar para ver.
Finalmente, qualquer profissional mais atento, mesmo que seja eleitor socialista, constata que em Tomar o turismo não precisa por agora de nova tática, de nova estratégia, de novos produtos, ou de mais blábláblá. Precisa, isso sim, que se encarem e resolvam os conhecidos estrangulamentos: falta de estacionamento e de sanitários junto ao Convento, falta de estacionamento e de sanitários na cidade antiga, falta de um parque de campismo, falta de adequada sinalização, falta de um caminho pedestre Tomar-Agroal-Cruz da Légua-Brasões-Convento de Cristo, pelo vale do Nabão, falta de um modelo para levar os turistas do Convento para a cidade.
Iniciativas como essa do fórum são apenas suportes de propaganda eleitoral, que contribuem para atrasar os temas prioritários. Assim uma espécie de turismo eleitoralista. Por favor, srª presidente, desça à terra. Fale com as pessoas que sabem. Deixe-se de propaganda barata e sem substância. Enfrente a realidade tomarense tal como ela é!
Quem gosta mesmo da sua terra, e quer resolver os seus problemas, aceita dialogar até com o diabo, se for preciso. A srª presidente também?
Sem comentários:
Enviar um comentário