Alexandre Correia Leal - Foto Cidade de Tomar
Autárquicas 2021
ANUNCIADO A MANDATÁRIO
DAS LISTAS SOCIALISTAS
O PS anunciou ontem, via Cidade de Tomar online, que o médico radiologista Alexandre Correia Leal vai ser o mandatário das suas listas. Até às eleições de 2017, era costume seguir uma determinada sequência lógica nestas coisas. Faziam-se os convites, elaboravam-se as listas, preparavam-se os programas, e só então se pensava no mandatário, que é afinal uma figura pouco mais que decorativa, mesmo sendo uma pessoa de elevado gabarito social. Pode aconselhar, pode amparar, pode apoiar, mas tudo fora do palco mediático, dado que oficialmente deixa de existir, terminadas as eleições. A não ser que tencionem também atribuir-lhe qualquer cargo, caso vençam.
Desta vez, parece que as coisas mudam singularmente. Ainda não foram anunciadas as listas, nem o programa, nem sequer as linhas de força, mas já se sabe quem é o mandatário.
Qual a vantagem? A ideia que passa, quer se queira quer não, é a de se pretender desde já associar as futuras listas ao mandatário escolhido. Assim tipo "O mandatário é um cidadão muito conhecido e conceituado, tanto na cidade como no concelho, e portanto se aceitou apadrinhar as listas, é porque as considera boas."
Se foi isto que pensaram os líderes do PS tomarense, há que reconhecer que está bem achado. Agora só falta saber se tal mensagem vai mesmo chegar assim aos potenciais eleitores, ou se, dependendo da campanha eleitoral das outras formações, vai ou não falar-se de oportunismo, de negociatas, ou até de decisão de alcova, para os mais maldosos, tendo em conta o passado político do mandatário, que não é conhecido como socialista. Tomar é uma cidade pequena, cuja população, mesmo singularmente pouco participativa em termos cívicos, não difere todavia muito de qualquer outra. Sobretudo no que concerne ao diz que disse...
Sem comentários:
Enviar um comentário