segunda-feira, 21 de junho de 2021

 

Túmulo do conde de Ourém -Cripta da Colegiada do Castelo de Ourém

Sinagoga de Tomar

Sinagoga del trânsito - Toledo - Espanha

Sinagoga Santa Maria la Blanca - Toledo - Espanha

Política local

ASSIM SE VAI DESACREDITANDO
UMA CIDADE DE TURÍSMO

A mais recente campanha promocional de turismo, lançada pela Câmara de Tomar para este  Verão, consiste em atribuir vouchers cambiáveis de 20 euros  aos turistas que fiquem   duas noites, e 40 euros aos que fiquem quatro noites ou mais. É isso. Dizer por um lado que se pretende atrair turismo de qualidade, e por outro lado, subsidiar os turistas ricos, como se fossem pobres.
Algo contraditório? É capaz. Mas no fundo trata-se de subsidiar indirectamente os vários estabelecimentos da área do turismo, como de resto se pode ler no próprio folheto promocional:
"O objectivo do Município passa por apoiar a hotelaria e os agentes turísticos do concelho, mas também os restaurantes e pastelarias... ...num território em que o turismo é um dos grandes motores da economia."
Ao estado a que já se chegou, se calhar já nem choca mais esta evidente tentativa de compra de votos em ano eleitoral, tendo como pretexto os prejuízos causados pela pandemia de covid 19.
Chocante e inaceitável, em documentos da autarquia, é a existência de erros históricos, cujas consequências ninguém conhece, e que desacreditam o próprio documento promocional e a cidade: Neste caso, escreve-se designadamente que:
"Depois, há o centro histórico, já considerado um dos mais belos do país. A vereadora salienta que “aí temos a Sinagoga mais antiga da península construída de raiz."
Repondo a verdade histórica, a sinagoga de Tomar, irmã da cripta da Colegiada do castelo de Ourém, é posterior a 1420, data em que o Infante D. Henrique, assumiu a administração da Ordem de Cristo.
A título comparativo, as duas sinagogas existentes em Toledo (Espanha), Sinagoga Santa Maria la Blanca e Sinagoga del Trânsito, são bem mais antigas que a de Tomar. A primeira data de 1180 e a outra de 1357.
De maneira que, essa da "sinagoga mais antiga da península construída de raiz" é só mais uma balela filipina, da parte de uma eleita que muito provavelmente nem sabia que há duas sinagogas em Toledo. Ou então sabia, mas esqueceu-se. São coisas que geralmente esquecem muito a quem não sabe. 
Tomem nota!

Sem comentários:

Enviar um comentário