Autárquicas 2021
O CAMINHO NÃO É POR AÍ
A frase é de Clemenceau: "Se querem resolver o problema, resolvam-no; caso contrário nomeiem uma comissão." Ao que tudo indica, assim estamos agora em Tomar. Com um óbice suplementar: eleitos com comportamento algo adolescente. Procurando manter a higiene possível, não se citam nomes nem funções. Também para evitar aquela situação segundo a qual "o importante é que falem de nós, nem que seja para dizer mal."
Identifica-se o documento, com o intuito de informar os visados e só eles, esperando-se que venham a entender porquê: Deliberação camarária 53/PGEN/DTC/2021, de 21 de Junho, aprovada por unanimidade.
1 - Seja qual for a matéria, salta à vista que não é realista aprovar algo que, para funcionar, envolve no mínimo duas dezenas de pessoas, a três meses do final do mandato, e em tempo de férias.
2 - Só pode tratar-se portanto de algo para entreter, e para servir de argumento, antes e durante a campanha eleitoral. Depois é o esquecimento.
3 - Revela que os autores e os que votaram a favor "andam aos papéis" na respectiva área.
4 - Num fórum, por definição, todos os participantes são iguais em dignidade e direitos, apenas podendo haver um presidente livremente eleito por maioria. Carece portanto de sentido democrático pré-estabelecer categorias, do tipo "Entidade responsável, Entidades participantes, Entidades observadoras". Nem estamos em Nova Iorque, nem a autarquia é um daqueles comités da ONU.
5 - Acontece em todas as áreas da actividade humana, aquilo que se costuma dizer da guerra: "É uma coisa demasiado séria para ser entregue só aos militares". Logo...
6 - Existiu em tempos em Tomar uma estrutura semelhante, sob a égide da administração de um grande hotel local, que naturalmente nunca produziu nada que valha. Mas permitiu charlas agradáveis.
7 - A tendência por esse mundo fora, quando são necessários planos novos em qualquer área do saber, aponta para a contratação de especialistas, que naturalmente exigem honorários adequados.
8 - Especialistas costumam ser os que aliam experiência profissional sólida e reconhecida formação académica na área.
9 - Nunca convém confundir a capacidade profissional de alguém, com o seu feitio, aspecto físico, ou idade. Só contam os resultados verificáveis.
Boa sorte para 26 de Setembro, data prevista para as eleições, mas até lá deixem-se de parvoíces, se puderem.
Sem comentários:
Enviar um comentário