domingo, 27 de junho de 2021

 


Politica local/Autárquicas 2021

DEMOCRACIA MALTRATADA 
E COM ALGUM REUMATISMO

Quem por gosto ou necessidade siga a vida política em diversos concelhos, já se terá dado conta que em Tomar a democracia tem vindo a ser maltratada, sobretudo neste último mandato, nomeadamente com ataques deliberados à liberdade de informação. Se a isso juntarmos a usual apatia cívica dos nabantinos, temos uma democracia cada vez mais fraca, agora também com algum reumatismo devido à idade.
Prova disso é a actuação das várias formações políticas tomarenses. Quando por esse país fora, e até aqui ao lado, em Torres Novas, conforme antes noticiado, já há listas completas e programas publicados, em Tomar nada. Ainda é tudo como nas séries da TV. Por episódios, em que abundam as cenas só para mobilar. Conhecem-se apenas alguns candidatos de cada força política, bem como algumas frases feitas para ir enfeitando a cena. Os eleitores que esperem, que ainda temos muito tempo.
Mesmo os socialistas, apesar de ocuparem o poder há oito anos e de controlarem a informação local, tirando as obras de prioridade duvidosa, dão a ideia de atravessar um período de mar agitado, que os impede de avançar com as listas  e com o programa. Porque será? 
A cabeça de lista e o seu segundo, para não mencionar a candidata sempre em festa, são tão simpáticos e falam tão bem, que fica uma pessoa com dúvidas sobre a sua real envergadura política e capacidade de trabalho. Exagero de quem escreve estas linhas? Olhe que não! Como bem dizia o outro, "na política, aquilo que parece é." E neste caso, o que parece é haver dificuldades imprevistas para todos, sobretudo para o PS, que obstam à boa e atempada preparação das eleições. O costume.
A priori, elaborar listas de candidatos ou redigir programas, não tem qualquer dificuldade. Para as listas, basta ter o cuidado de escolher os melhores, que ainda estejam disponíveis e aceitem integrar o rebanho. Quanto aos programas, a melhor fórmula consiste em elencar os mais conhecidos problemas do concelho, que em Tomar são muitos, e apresentar soluções para eles, que não sejam apenas frases para entreter os eleitores.
Sendo assim tão simples, não se percebe de todo tanto protelamento, tanto adiamento, tanta hesitação, tanta insegurança. Querem ver que agora é que se estão finalmente a dar conta, umas e outras, uns e outros, que afinal têm pouco jeito para a política, embora gostem muito de festas, de lugares bem pagos e de estar na ribalta?!?!
Depois queixem-se que a oposição foi muito elevada.

Sem comentários:

Enviar um comentário