Transportes
Deus é bom, mas o Diabo também não é mau
Na sua penúltima intervenção, (entretanto já apareceu outra sobre alterações na Estrada da Serra), a presidente Anabela Freitas, ultimamente muito conversadeira, conseguiu surpreender o autor destas linhas. Geralmente muito categórica e senhora do seu nariz, desta vez, falando sobre o hipotético futuro aeroporto de Santarém, mostrou-se extremamente conciliadora e grande apoiante:
Ainda há pouco tempo defendia a transformação de Tancos em aeródromo misto, mas agora considera que Santarém será muito bom para Tomar e para a região. Diz mais, que um projeto não prejudica nada o outro, uma vez que se trata de investimentos privados. Fiquei com a ideia que estava na conhecida como posição galega: "Deus é bom, mas o Diabo também não é mau".
Reconheço que não está só. O presidente da Barquinha, o concelho onde fica Tancos, tem posição idêntica, e haverá decerto outros. Compreende-se. Habituados a gastar dinheiros do Estado, como já há auto-estradas paralelas (A1/A8, por exemplo), e se fala agora numa linha de alta velocidade, paralela à linha do norte, de baixa velocidade, porque não dois aeroportos a 30 quilómetros um do outro? Santarém para companhias tradicionais, para ricos, e Tancos para companhias de baixo custo, para pobres, seria uma maravilha. E como se trata de capitais privados, estão à espera de quê? Não estamos no país das maravilhas? Na pior das hipóteses, cairemos na situação do velho provérbio, bem conhecido: "Quem tudo quer, tudo perde!"
Mas deseja-se boa sorte aos senhores autarcas. Oxalá consigam! É como dizia o outro: "Pelo menos a pedir, não sejam modestos." Afinal, ainda só andamos há 50 anos para resolver o problema do aeroporto de Lisboa. Mais ano, menos ano...
Sem comentários:
Enviar um comentário