quinta-feira, 1 de julho de 2021



Informação local

TOMAR A DIANTEIRA 3 CRESCE 
MAS MUITO DEVAGARINHO

Segundo os dados insuspeitos da Google, durante o mês de Junho, que ontem terminou, Tomar a dianteira 3 registou 6.652 visualizações de páginas. Apenas mais 206 que no mês anterior. Estamos assim como o crocodilo da anedota, que voava, mas muito baixinho. Por aqui, vai-se crescendo, mas muito devagarinho. Interrogando-me sobre as causas de tal marasmo, veio-me à memória o Sermão de Santo António aos peixes, pregado pelo Padre António Vieira, em 13 de Junho de 1654, em S. Luís do Maranhão, a pouco mais de mil quilómetros daqui de Fortaleza. Causou tal impressão que três dias mais tarde o jesuíta António Vieira foi forçado a embarcar clandestinamente "para o reino". Ele que até tinha nascido e crescido em Salvador da Baía.
Eis um excerto desse sermão:

VÓS SOIS O SAL DA TERRA!

"O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção?
Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber.
... ... ... Não é tudo isto verdade? Ainda mal!"
Assim estamos, no reino e na terra onde a aventura marítima começou, 367 anos mais tarde.
Para ler todo o sermão do padre António Vieira, clicar aqui:
dominiopublico.gov.br/download/texto ua 000257.pdf
Se ainda não conhece a anedota do crocodilo que voa muito baixinho, contacte-me que eu conto-lhe por escrito: anfrarebelo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário