sábado, 31 de julho de 2021

 



Vida Local

Era inevitável, mas a natureza é sábia

Após o desastre das obras da Várzea grande, em estilo novo rico parolo, mas que muitos acham o máximo, de acordo com as novas tendências, era apenas uma questão de tempo até aparecerem letreiros modernaços com "TOMAR", "I LOVE TOMAR" ou "TOMAR UMA CIDADE A BRILHAR".
O primeiro já está instalado na Várzea grande, e receio bem que não se fique por ali, pois a mania, a tal tendência, é geral e como se sabe, as manias são piores que doenças.
Aqui em Fortaleza, metrópole de mais de 2,5 milhões de habitantes, também colocaram alguns desses letreiros gigantes. FORTALEZA, CEARÁ e I LOVE FORTALEZA ornamentam o calçadão da beira-mar, o que se compreende, pois a cidade não tem grandes monumentos.
Mas os fortalecences têm mais sorte que os tomarenses, como mostra de resto o respectivo desenvolvimento urbano. Enquanto Tomar definha, Fortaleza cresce, cresce, cresce...  Até nesta questão dos letreiros pimba à beira-mar, a natureza brasileira já começou a mostrar-se sábia. Com a maresia e a urina dos cães, o F e o T de Fortaleza foram as primeiras letras a cair, roídas pela ferrugem, porque tinham a base mais pequena.. Pouco depois o pessoal da prefeitura veio retirar OR  ALEZA, que era o que restava.
Decerto os cães tomarenses também vão cumprir a sua obrigação. O problema é a falta de maresia. Vai levar mais tempo, o que é pena.

ADENDA

Seguindo a acima citada tendência, podiam aproveitar a onda para colocar no lado sul da Praça da República um vistoso "I LOVE GUALDIM, DIA SIM DIA SIM" de forma a ver-se também a estátua de perfil, como nesta foto:


(Já lhe ouvi chamar muitos nomes. Gualdim é a primeira vez.)

ADENDA 2

Procurando evitar que os turistas, e mesmo os residentes, se vão embora, poderia também aproveitar-se esta vaga dos letreiros para instalar em cada uma das saídas da cidade dois painéis. O primeiro com o topónimo TOMAR barrado com faixa vermelha. O outro com a informação "Você está a deixar Tomar atrás". Letras azuis em fundo rosa-bébé. 

Sem comentários:

Enviar um comentário