quarta-feira, 18 de agosto de 2021

 


Política local/Autarquia/Oposição

Na Câmara de Tomar ainda não se discute o sexo dos anjos, mas falta pouco...

É bem conhecida a expressão "discutir o sexo dos anjos", para criticar debates sobre ninharias, detalhes, coisas sem importância. Provém do ocorrido no Concílio de Constantinopla, em 1453, onde se discutia qual o sexo dos anjos, enquanto os muçulmanos cercavam e tomavam a cidade, desde então chamada Istambul.
No executivo tomarense, ainda não chegaram a tanto, mas estão a caminho. Um grupo de voluntários resolveu recolher o lixo na praia fluvial de Alverangel, freguesia de S. Pedro. Uma vez que a presidente da junta é a cabeça de lista PSD à câmara, um dos vereadores laranja resolveu louvar os tais voluntários em plena reunião do executivo, aproveitando para condenar a falta de civismo de quem conspurca aquele local, situado em terrenos privados, pelo que a câmara nada tem a ver com o assunto, não podendo sequer mandar proceder à recolha do lixo.
Isso mesmo disse a presidente Anabela Freitas, tendo o assunto terminado por aí. Nestas condições,  como interpretar a intervenção do vereador PSD? Porque carga de água ocupou tempo com um tema alheio ao executivo? Foi só para agradar à srª presidente de junta e candidata? Para "encher chouriços"? Uma coisa é indesmentível. Com tantos e tão graves problemas para resolver, e com um executivo manifestamente sem rumo, que ainda por cima insiste em proclamar que está no rumo certo, Tomar vai definhando cada vez mais, enquanto na câmara se discutem questões de lana caprina, com esta. Tipo conversa de chacha: Tá calor, não acha?
Comentando a retirada americana do Afeganistão, o presidente Biden foi muito claro: Se os próprios afegãos não querem lutar pelo seu país, porque hão-de ser os americanos a combater os talibãs?
No caso tomarense, se nem a população nem o executivo actual parecem estar muito preocupados com a grave crise da cidade e do concelho, porque hão-de ser alguns contestatários, entre os quais Tomar a dianteira, a enfrentar esses problemas? Ajudem-se e Deus vos ajudará, dizem os católicos. Mas deve ser válido igualmente para as outras religiões, nas quais Deus tem um nome diferente, sendo porém certamente  o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário