Política local/ Autarquia/Atracção de população jovem
COISA MUITO RARA:
PS VOTA A FAVOR DE UMA PROPOSTA DO PSD
É sinal de que, se ainda não estão com a corda na garganta, pelo menos já a estão a ver, como o nó corrediço e tudo. A maioria PS acaba de aceitar e votar a favor uma proposta do PSD, apresentada pelo vereador Luís Ramos, com várias medidas de incentivo à fixação de jovens no concelho:
https://radiohertz.pt/tomar-ps-aprova-proposta-do-psd-para-fixar-de-jovens-no-concelho-apoio-a-habitacao-e-isencao-de-imi-e-de-pagamento-de-creches-entre-as-possiveis-medidas/
Face às recentes notícias do INE, dando conta de que nos últimos dez anos a população concelhia baixou 10,4%, já ia sendo tempo. Boa iniciativa portanto. Vinda da oposição e por conseguinte a mostrar que o PS poderá estar "no rumo certo", todavia sem ideias nem programa à altura. Não é por isso para deitar foguetes nos próximos tempos. Antes de mais porque, tal nos anteriores anúncios eleitoralistas, (estalagem, ex-convento de Santa Iria, passadiço de S. Lourenço, por exemplo) "ainda há umas arestas para limar", usando a linguagem de Hugo Cristóvão.
Neste caso, a proposta aprovada vai agora ser enviada "para análise jurídica e financeira, para eventual incorporação em regulamento municipal". Conhecida a celeridade dos serviços da autarquia, que chegam a levar mais de um mês para despachar um simples requerimento, torna-se claro que o efeito pretendido -propaganda eleitoral- já foi alcançado. Quanto à conclusão do processo em causa, com um bocado de sorte, só lá para meados do próximo mandato.
E mesmo assim, cuidado com as falsas esperanças. Não é necessário ser jurista, para perceber que há ali propostas que discriminam. Pela positiva, é verdade, mas discriminam. A Câmara pode, por exemplo, reduzir ou mesmo suprimir o IMI, mas desde que seja para todos os proprietários. Se for só para determinado grupo etário, religioso, político, nacional ou outro, é ilegal. Os cidadãos são todos iguais perante a lei, e assim devem ser sempre tratados.
Com o andar do tempo, outros logros vão aparecer, demonstrando que é fácil prometer, porém muito difícil cumprir. Mas há que reconhecer o óbvio: Ao aprovar esta proposta laranja, o PS mostrou que está aflito e começando a descer à terra. Oxalá a aterragem não seja demasiado incómoda para eles! Amém!
Sem comentários:
Enviar um comentário