quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023


Requalificação urbana
Premiar aquilo ?!?!?

https://radiohertz.pt/tomar-requalificacao-da-av-nuno-alvares-pereira-vence-premio-nacional-de-arquitetura/

Credo em cruz, como se dizia antigamente. Valha-nos nossa senhora da Agrela, que não há santa como ela. Como povo e enquanto país, estamos muito pior do que eu pensava. Até as elites pensantes começam a derrapar seriamente, na minha tosca opinião. São livres, e ainda bem, mas cometeram um erro monumental, ao atribuírem um prémio nacional a uma obra manifestamente convencional, pouco funcional, atamancada e nada adequada à paisagem envolvente. 
Não tenho qualificação técnica que me permita ir mais longe, mas como cidadão com mundo e a cabeça no sítio, não me parece que uma curta avenida provinciana, que as obras tornaram mais estreita, ao instalarem duas pistas cicláveis, pouco praticáveis porque em paralelipípedos, mereça a aprovação da população, quanto mais agora um prémio nacional de arquitectura, que existe para servir os homens e não o inverso.
É certo que o modo de atribuição, comparável, em mais modesto, ao dos óscares de Hollywood, permite arranjinhos deste tipo, mostrando a força do dinheiro, o que torna ainda mais pertinente criticar tal atribuição, por manifesta discordância, tanto do ponto de vista estético como funcional. Pode ser que assim se contribua para evitar futuros abusos do mesmo tipo.
Em Tomar somos gente simples, sem muitos expoentes máximos e pouco habituados a protestar, sobretudo em áreas algo exóticas, como esta. Mas não somos uma carneirada, que tudo aceita sem um balido. Aqui fica por isso a minha discordância e o meu protesto contra a atribuição de tal prémio, que considero um disparate. Mesmo correndo o risco de um dia poder vir a ficar combalido com a falta de apoio dos meus conterrâneos, insistirei em continuar a pensar pela minha cabeça.

ADENDA

Não é caso virgem em Tomar, levando a pensar que se trata de "obra tudo incluído". Em tempos o edifício dos Cubos, cuja recuperação interior está longe de ser consensual, também recebeu um prémio nacional de arquitectura. Diz o povo que "cesteiro que faz um cesto, faz um cento."

Sem comentários:

Enviar um comentário