Política local - Informação
Um comentador demasiado exaltado na pacata Suiça
Dizia um amigo meu, já ido, que para o fim dos tempos íamos assistir a coisas extraordinárias. Não sei se já estamos no tal fim dos tempos, mas as coisas extraordinárias são cada vez mais frequentes. E difíceis de explicar. Após cada uma delas, ponho-me a matutar, e sai escrita. Nem sempre tão escorreita como gostaria. Apelo à boa vontade das leitoras e dos leitores
Há três semanas, se não erro, em plena reunião do executivo camarário, quando um vereador da oposição abordava o problema do clima local de insegurança, a senhora presidente teve uma saída curiosa. Afirmou estar mais preocupada com os acidentes rodoviários no concelho, porque não há insegurança nenhuma. Este brusco salto du coq à l'âne, sem explicação plausível, dá que pensar. Tanto mais que, quando foram ditas tais palavras, o acidente mais recente era o do IC9, em Carregueiros, via na qual a autarquia não tem qualquer autoridade.
Creio ter-se tratado de um involuntário assomo de introspecção. Eleita por acidente já por três vezes, devido à manifesta incapacidade do PSD local para a enfrentar com êxito, sabe-se presidente por acidente, e que dentro de alguns anos será um mero acidente na história local. Donde a brusca preocupação com os acidentes. buscando demasiado tarde uma maneira airosa e realista de passar de acidente a heroína local. É humano.
Outra ocorrência extraordinária, foi o aparecimento no Facebook de um comentador cuja imagem não se compagina de forma alguma com os comentários. Não bate a bota com a perdigota. Oficialmente residente da Suiça, mostra-se na imagem oficial vestido como um lorde inglês. Infelizmente, a escrita dos seus comentários é bem diferente. Áspera, ácida, de má qualidade, fantasista, tudo seria aceitável não fora a condenável tendência para a ofensa, o insulto, a agressão psícológica, sem qualquer justificação prévia. O que me levou a pensar mais detalhadamente.
Descobri então, nos comentários do dito, misturado com considerações de lana caprina, todo o cardápio da Câmara de Tomar perante os seus críticos: nâo há crise nenhuma, Tomar está no bom caminho, os outros é que deixaram isto de rastos, os críticos não valem nada, o Velho do Restelo é só má-língua. Quem isto lê, se tal lhe interessar, fará o favor de conferir no Facebook, nos comentários à minha crónica com a imagem da catedral de Santa Sofia, agora uma mesquita.
E daí, perguntará quem leu até aqui. E daí, veio-me à memória que a Câmara tem um contrato com uma agência de comunicação e imagem, para difundir coisas semelhantes. Custa a bagatela de 20 mil euros mensais, mais IVA, e dura até ao final de 2023, eventualmente renovável. Faz todo o sentido. Já o saudoso (para alguns) Sócrates também tinha o seu blogueiro de serviço, com uma avença generosa. De forma que o comentador em causa, aparentemente a residir em Genebra, pode continuar a tratar da sua vidinha, mas sabendo que eu sei...como estas coisas se fazem e quem com elas lucra.
E eu a ajudar a pagar, com os meus impostos.
Sem comentários:
Enviar um comentário