segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Imagem MRJN

Obras e opções municipais

Deus escreve direito por linhas tortas

https://radiohertz.pt/tomar-circulacao-interdita-em-parte-da-rua-carlos-campeao-para-intervencao-no-futuro-forum-romano/

Se fosse católico praticante, diria que "Deus escreve direito por linhas tortas", ou seja mostra a verdade, por mais torcida que a apresentem. Simples crente, limito-me a constatar que, uma vez mais, a língua humana tende a fugir sempre para a verdade factual.
Há anos que venho clamando não existirem, naquelas ruínas das traseiras dos bombeiros, quaisquer indícios sólidos de que ali tenham existido construções romanas, muito menos o chamado forum de Sellium, como se pretende. Baseio-me em simultâneo nos relatos sobre as escavações ali feitas, e nos livros sobre história de Tomar, que ali situam, pelo menos até ao século XVIII, as ruínas de duas igrejas, a de S. Pedro Fins e a de Santa Maria de Selho.
Tenho também defendido que, mesmo com as tais hipotéticas ruínas romanas, um eventual museu a instalar será sempre e apenas mais um encargo considerável para os contribuintes, sem qualquer retorno que o justifique. À boa maneira tomarense, tenho andado a pregar no deserto. Ninguém leu, ninguém reagiu e a ideia do "museu do forum" foi fazendo o seu caminho. Já houve obras de meio milhão de euros, que agora terminam, com projecto de um conhecido arquitecto tomarense, ex-vereador PSD e candidato PS derrotado em 2009, seguindo-se a já anunciada segunda fase.
Noticiando a conclusão das obras e a remoção dos materiais, nomeadmente a grua, a Rádio Hertz escolheu um título certeiro e muito feliz: "Circulação interdita em parte da Rua Carlos Campeão, para intervenção no futuro forum romano." (o destaque vermelho é nosso). Temos portanto assim a realidade factual, sem máscara política. Será eventualmente no futuro o "museu do forum". Depende dos vestígios arqueológicos de origem romana que conseguirem arranjar noutros lados e trazer para alí. Mas rentável, respeitador da verdade, ou com algum interesse em termos internacionais, jamais. E a Câmara de Tomar, mesmo ainda sem a implementação dos museus da Levada, nem do tal alegado futuro museu do forum romano, já é no país a 10ª em 308 municípios quanto a despesas com pessoal. 40% do orçamento municipal. Como a população que paga impostos diminui acentuadamente, está-se mesmo a ver o que aí vem.
Apesar disso, os tomarenses vão votando e vão-se calando, mas depois lixam-se que vão também pagando... E é bem feito, diria o meu avô, que era velhaco, mas não ignorante.

Sem comentários:

Enviar um comentário