Imagens FH, em 19/02/2023
Imagens MRJN, em 18/02/2023
Um desastre ecológico
O jardim da Mata já foi...
Tomar a dianteira -3 (tomaradianteira3.blogspot.com)
Basta olhar com atenção para as imagens supra, para constatar a triste realidade. O buxo dos canteiros do jardim da Mata secou, morreu, já foi. E aquelas árvores esbranquiçadas e sem folhas, se calhar... É um desastre ecológico de todo o tamanho, perante a indiferença geral. Tanto fotógrafo, e nada no Facebook. Nem sequer a informação local julga útil noticiar o infausto acontecimento, decerto para evitar problemas. Têm sempre presente aquele dito popular "O calado foi a Lisboa e veio e não pagou nada". E regressou como o burro que o outro mandou à Meca. Tão estúpido como à partida.
Tomar a dianteira 3 bem tentou alertar, em Agosto passado, conforme link supra, e até apareceu depois um jardineiro a regar, com água da rede pública, mas afinal já era tarde. Sem a água subterrânea, proveniente dos Pegões, via Ribeira do sete montes, do lado esquerdo, tanques e encosta do castelo, o buxo e algumas árvores mais frágeis não resistiram.
A Cãmara vai dizer que não podia fazer nada, porque não é responsável pela Mata, a qual depende da direcção do PNSAC -Parque Nacional da Serra de Aire e Candeiros, com sede em ...Porto de Mós. Esquece-se que é assim, porque nunca quis assumir tal responsabilidade, justificando-se com o facto de o governo querer transferir as obrigações, mas não as verbas.
Já no verão passado, uma técnica do tal PNSAC se lastimava, conforme se pode ler no link supra, que a Câmara de Tomar só estava interessada em que tudo esteja muito bonito para a Festa dos tabuleiros. "Esquecem-se", acrescentou ela, que "isto não se põe bonito, assim de um momento para o outro". Estava cheia de razão, como agora se pode constatar.
E agora? A exposição dos tabuleiros tem de ser ali, porque é da Mata que sai o cortejo. Vamos ter tabuleiros com muito verde, num jardim seco? Vão substituir o bucho seco? Vão trazer centenas de vasos com flores, para tentar disfarçar a desgraça?
A pior coisa que pode acontecer em política, é os maus gestores considerarem que são os melhores, o que os impede de aprenderem, e portanto de melhorarem. Tinha de ocorrer em Tomar, porque a cidade está numa cova. Esteve lá em cima até final do século XV, na freguesia de Santa Maria do Castelo, mas depois foram forçados a descer para a cova, onde até então praticamente só tinham o cemitério...
Sem comentários:
Enviar um comentário