quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Imagem Rádio Hertz, com os agradecimentos de TAD3.

Estruturas de acolhimento turístico

JUNTA URBANA REQUALIFICA 

SANITÁRIOS DA RUA DA FÁBRICA

https://radiohertz.pt/tomar-reabilitacao-dos-wcs-da-rua-fabrica-da-fiacao-ja-esta-em-curso-obras-devem-terminar-antes-da-festa-dos-tabuleiros/

É uma rara boa notícia. Bem ao seu jeito, humilde, realista, trabalhador, mais de fazer que de dizer, Augusto Barros, presidente da Junta de Freguesia Urbana, decidiu mandar requalificar os sanitários da Rua da Fábrica, há muito fora de uso, devido a actos de vandalismo. Sem alardes ínúteis, noticiou agora na Rádio Hertz que as obras estão a decorrer e prevê-se que estejam concluídas para a Festa dos Tabuleiros. Parabéns ti Augusto! Quem é mesmo tomarense, daqueles à antiga, não consegue disfarçar, por mais que tente, ou digam mal. O mais importante é melhorar a nossa amada terra. Com obras e não só com conversa. Esta requalificação não resolve o problema da falta de estruturas de acolhimento turístico, mas é um passo na boa direcção.
Oxalá já tenha previsto também o mais difícil: Manter depois os sanitários em condições normais de utilização, protegidos na medida do possível dos vândalos modernos, que não produzem merda só via intestino grosso e ânus. Não vai ser fácil. No meu humilde entendimento, e correndo o risco de me chamarem "especialista de merda", com já fizerem em tempos, quando denunciei pela primeira vez a carência de instalações sanitárias na urbe, coisa que a informação local nunca antes tinha noticiado, só vejo dois programas eficazes de protecção, o moderno e o tradicional.
O programa moderno consiste em instalar video-vigilância em toda a instalação, com bloqueio automático das portas e alarme na PSP, para virem desbloquear, sempre que haja pichagens ou actos semelhantes. É caro, porque supõe também a contratação de serviços de limpeza e manutenção, mas é eficaz, desde que acompanhado de coimas acima de 250 euros a todos os prevaricadores. Naturalmente, haverá neste caso painéis informativos em português, francês, inglês, espanhol e alemão, mais ou menos assim: "Instalações com recolha de imagens, bloqueio das portas e alarme imediato ligado à polícia, em caso de comportamento anormal. Multa de 300 euros a quem provocar o disparo do alarme."
O programa tradicional é bem mais simples. Consiste em contratar duas funcionárias, (ou funcionários), encarregadas da vigilância e limpeza das instalações, como acontece noutros sítios, por esse país fora, nomeadamente em Coimbra, a "cidade dos doutores".
É capaz de não ser fácil conseguir candidatos para tais funções, pois em Tomar a situação é o que é. Mas nesse caso, há por aí bastante gente jovem e menos jovem, inscrita no centro de emprego e a receber o rendimento mínimo, com obrigação de aceitar trabalho de interesse comunitário, quando necessário, sob pena de perda do direito ao tal rendimento. É afinal uma simples questão de atitude de quem manda. E o tempo dos coitadinhos está a passar de moda, ante os inconvenientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário