Foto Tomar na rede (retocada), com os nossos agradecimentos.
Propaganda política barata
Carta a um eventual provedor ornamental
https://tomarnarede.pt/politica/zeca-pereira-proposto-para-provedor-do-municipe/
Meu caro Zeca Pereira:
Acabo de ler que vais ser nomeado "provedor do cidadão" e quero felicitar-te, desejando-te as maiores felicidades, já que as facilidades não deverão ser muitas. Há uns bons anos, na primeira versão do "provedor", fui sondado para o cargo e decidi recusar publicamente, antes de convidado, para evitar mal entendidos, uma vez que não concordava (nem concordo) com um cargo puramente ornamental, nas circunstâncias em que foi criado. Outra coisa seria, se proposto pela Assembleia Municipal, após votação em urna.
Para ti, que ensinaste trabalhos manuais às criancinhas durante mais de 30 anos, é um justo culminar de carreira política. Logo que empossado, vais passar a ensinar, desta vez aos adultos, a melhor maneira de se queixarem, sem causar danos ou obter qualquer resultado. Assim uma espécie de amortecedor da carripana municipal. É preciso ter feitio.
Porque, sendo franco, caro Zeca Pereira, o lugar dá algum penacho, facultando bejecas e comezainas, como tu gostas, mas em termos práticos é uma fraude. Quem se convence que um provedor do cidadão, que é também militante e dirigente do PS, terá alguma força, independência ou imparcialidade, perante uma maioria socialista, e quem o escolheu, para defender cidadãos queixosos, sobretudo se não forem da cor? Só quem goste de penacho, teatro trágico e faz de conta, é que se poderá sentir bem num papel desses. Eu não teria jeito nenhum, até porque já não uso gravata nem terno há mais de 40 anos. Há muito que estou velho para fantochadas. E para comédias ainda menos.
Acresce que o próprio timing denuncia o carácter falacioso da coisa. Uma maioria socialista governa tant bien que mal uma autarquia durante 10 anos, maltratando a oposição e outros munícipes, sem manifestar qualquer arrependimento, bem pelo contrário, mostrando-se arrogante, e agora resolve nomear um provedor do cidadão, para os dois anos que faltam? Está-se mesmo a ver que é só para gozar com os eleitores em geral, e com quem trabalha a sério, como diria o RAP, se vivesse em Tomar.
Uma vez escolhido e indigitado pela senhora presidente, terás de ser votado pela Assembleia municipal, para fingir que o cargo é importante e serve para alguma coisa, além da propaganda barata. Como a esperança é a última coisa a morrer, resta-me esperar que os digníssimos parlamentares municipais, já antes causticados com tantas insanidades camarárias, tenham agora um assomo de coragem cidadã e resolvam votar contra, assim indicando à maioria PS que não aceitam mais brincadeiras ornamentais, porque está em causa o futuro da cidade e do concelho. Dado que és uma excelente pessoa, até ficas melhor e mais descansado, se rejeitado pela AM.
Oxalá!
Sem comentários:
Enviar um comentário