Política local
ALELUIA! O PS DE SOARES REGRESSOU À TERRA!
António Rebelo
Senti de repente um novo alento. Nem tudo está (ainda) perdido, pensei para comigo. Acabava de ler na 1ª página do CIDADE DE TOMAR, que recebi hoje, esta bela frase do deputado socialista Hugo Costa, na minha opinião um jovem com um futuro promissor: "Temos de encontrar formas de nos aproximar dos cidadãos."
É isso mesmo, sr. deputado. Voltar ao contacto cara a cara com os eleitores. Com todos os eleitores. Incluindo aqueles de que discordamos e com os quais embirramos.
Quanto mais não seja porque, diz o povo, "Não é com vinagre que se apanham moscas", como comprova o outro anexim segundo o qual "Com papas e bolos se enganam os tolos". O problema, designadamente em Tomar, é que restam cada vez menos tolos, e nem todos gostam de papas e bolos. Preferem feijoada, febras, tintol ou cervejola. Embora também não desdenhem uns subsídios, a demonstrar que afinal não são assim tão tolos.
Na sua terra, que é também a minha, que é ou devia ser de todos, julgo ser fácil encontrar formas de se aproximar dos cidadãos. Basta começar por descer ao nível deles, abandonando o ar de superioridade e de fingida competência de alguns autarcas nabantinos. Basta responder pontualmente e com calma às suas reclamações, por muito injustas ou duras que possam ser. Basta ler com atenção quando escrevem, e responder logo em seguida, Basta dialogar de espírito aberto, mesmo quando discordamos abertamente das propostas apresentadas. Basta saber continuar a ser cidadão, quando se é cidadão-eleito.
Se assim não for, não vamos longe. Lá diz o provérbio que "Quem semeia ventos, colhe tempestades" e nas tempestades há sempre naufrágios, quase sempre das embarcações com menos calado.
Em qualquer caso, obrigado sr. deputado Hugo Costa! Ao fim de anos e anos, voltei a ver luz ao fundo do túnel socialista tomarense! Já era tempo!
Sem comentários:
Enviar um comentário