Estacionamento na Av Nun'Álvares -Foto Tomar na rede
Política local
A ILUSÃO PATOLÓGICA DA MAIORIA PS
António Rebelo
É uma maleita tão específica do PS português, particularmente desde Sócrates, que nem sequer se observa no PSOE espanhol. Quando conseguem o poder, passam a considerar-se e a agir como se fossem insubstituíveis, omnicompetentes, donos do Estado e educadores dos eleitores contribuintes. É tão evidente que agora até em Tomar, uma pequena cidade de província, infelizmente em plena decadência, os respectivos sinais exteriores são inequívocos.
Num bom trabalho jornalístico de CIDADE DE TOMAR, conseguiu a periodista obter respostas escritas da srª presidente da Câmara sobre as queixas dos moradores da Av. Nun'Álvares. Aconselho vivamente a sua leitura integral, (página 6 da edição de 22/04/2021), caso tenham paciência para tanto. Eu confesso que não consegui.
Li só em diagonal e fiquei incomodado com duas respostas da srª autarca. A primeira criticando os donos dos prédios que, segundo ela, fizeram obras clandestinas, com as quais a autarquia não pode concordar e por isso o projecto não teve em conta, nem podia ter, todos os portões de acesso. Em linguagem directa, os problemas existentes foram provocados pelos proprietários e não por erros dos projectistas. É o povo ao serviço do poder, e não o inverso, como é norma por essa Europa fora. Os europeus estão errados, segundo este ponto de vista de Anabela Freitas. Prepotência, já ouviram falar?
A outra resposta é ainda mais chocante, porque de uma grande arrogância, quiçá involuntária, e nesse caso ainda mais grave. Anabela Freitas afirma que "são obras para 50 anos", quando muito provavelmente nem 10 anos vão durar, tanto na avenida como na Várzea Grande. A própria srª presidente deixa perceber que também assim pensa implicitamente, quando afirma mais adiante: "Não temos grandes dúvidas que ao longo da próxima década esta será a zona mais atrativa e de maior transformação da cidade." É claramente irrealista, bem entendido, cabendo perguntar se a anunciada transformação também vai incluir visitas guiadas ao Bairro Calé. Mas admitamos que corra bem e como previsto agora. Tudo se vai transformar, menos as obras da avenida, que "são para 50 anos" ?
Nada indica que sejam. Na Nun'Álvares, por causa da futura e indispensável rotunda da ARAL, da alteração dos passeios e do estacionamento. Na Várzea grande, para resolver o problema dos sanitários e do estacionamento turístico em termos de futuro.
O poder, mesmo o modesto poder local, é inebriante. Provoca o mesmo efeito do álcool e outras drogas. Quando sobe à cabeça de quem lidera, pode ser um caso patológico muito sério. Com evidentes riscos e prejuízos para todos. Incluindo os protagonistas, que nem sempre disso se dão conta.
Mau sinal quando os eleitos começam a julgar que estão a fazer HISTÓRIA e, poucos anos volvidos, é como se vê agora em relação aos antecessores. Só nos lembramos deles pelas piores razões.
Sem comentários:
Enviar um comentário