segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Imagens Tomar na rede (alteradas), com os agradecimentos de TAD3

Informação local

UMA TERRA DE COMENTADORES 

DOENTES QUE SE IGNORAM

O que segue procura ser apenas descritivo. Para facultar aos leitores de TAD3 uma imagem pouco conhecida de Tomar, que não deve prestigiar muito a cidade.

Publicou o Tomar na rede uma notícia com o título "Miguel Relvas com nova imagem". É um texto curto, no qual se pode ler que o retratado tem um currículo político invejável:

-Deputado PSD na AR entre 1985-2009

-Presidente da AM de Tomar de 1997 a 2012

-Secretário de Estado de Durão Barroso

-Ministro de Passos Coelho

A notícia registou até agora 507 visualizações, uma miséria, num blogue em que uma outra local, sobre caloteiros numa tasca, já vai nas 316 mil. Fraca audiência portanto, mas mesmo assim quatro comentários. Pelo estilo, dos mesmos comentadores que aqui há tempos conseguiram afastar o autor destas linhas do Tomar na rede. Faltam apenas dois, mas se calhar mudaram entretanto de nome suposto. Tudo gente séria...

O primeiro comentário, eliminado pelo administrador do blogue, mas que ainda se conseguiu ler, era do suposto sr. "Silva" e dizia: "Uma "poia" gentelha assim..." O vocabulário escolhido, que embora ordinário não está ao alcance de muita gente, leva a supor tratar-se de um funcionário municipal, agora igualmente de confiança política, cujo nome não é Silva, mas também começa por S. É apenas uma suspeita.

O segundo comentário, assinado "Residente", é sintético: "As pragas voltam ciclicamente". Que pragas? fica por saberJá o terceiro, de "António Pina", é bastante mais elaborado e longo, o que obrigou a fazer como com os chouriços: Cortar e servir às rodelas. "Este sr. Relvas é o exemplo do que não deve ser um servidor da causa pública... ...Só envergonha a cidade." Falta saber porquê? onde? como? e quando? Mas pronto é uma opinião, digamos desfavorável.

O quarto comentário, do sr. "Carlos Martins", tem mais que se lhe diga: "Parece o avô cantigas. Está mais gordo, mais branco e certamente mais grunho. ...Este Relvas é um verdadeiro calhau com olhos. Para terminar peço ao "artista" que publicou esta "notícia" que tenha pena de Tomar. Já bem basta a fauna que cá existe ser da qualidade que é. São notícias imprecisas como esta que fazem muita gente pensar que o Tomar na rede é um reduto de jornalixo."

Os argumentos, o vocabulário, o tipo frásico, levam a considerar que Residente, António Pina e Carlos Martins são respeitáveis cidadãos com a síndrome do "estalinista frustrado", particularmente grave nesta altura, por causa da Ucrânia. Carlos Martins é particularmente requintado na sua arte: Vai semeando merda nos seus escritos, aproveitando para qualificar o suporte dos seus comentários de "jornalixo". É o que se chama fazer o mal e a caramunha. 

Em conclusão: Uma terra de comentadores doentes que se ignoram. Ou talvez nem tanto. Porque se é certo que denotam todos evidentes "pancadas", também é verdade que em geral os psiquiatras aconselham que vão escrevendo, para aliviar a cabeça. Podemos estar portanto perante gente que se limita a seguir a terapèutica recomendada pelo clínico respectivo. Boas melhoras, é o que se deseja!




Sem comentários:

Enviar um comentário