quarta-feira, 5 de abril de 2017

Você é dependente do álcool?

L’efficacité du baclofène dans le traitement de l’alcoolisme continue de diviser.

Você é dependente do álcool (alcoólico/a, em linguagem corrente), ou está em vias disso? Nesse caso, este texto pode contribuir para resolver o seu problema:

"A situação do Baclofène (Laboratoire Ethyfarm) é inédita e tema de uma sensibilidade extrema. Trata-se de um medicamento tomado regularmente por cerca de 100 mil doentes em França, para reduzir a dependência das bebidas alcoólicas, ou manter a abstinência, quando afinal não dispõe de autorização legal de venda com essa indicação terapêutica.
Só no passado dia 31 de Março deu entrada, no serviço oficial competente, um pedido de autorização de comercialização como medicamento contra a dependência do álcool, apresentado pelo laboratório Ethyfarm.
A molécula já é legalmente comercializada desde 1974 para o tratamento das contracções musculares involuntárias [cãibras]. A corrida ao Baclofène começou em 2008, após a publicação de um livro, no qual o cardiologista Olivier Ameisen (entretanto falecido) explicava como o Baclofène o tinha libertado da dependência de bebidas alcoólicas. Referia-se em particular ao "craving", o desejo irresistível de beber.
A partir daí, as receitas médicas multiplicaram-se exponencialmente, potenciadas pela acção conjugada de médicos e de associações de doentes de alcoolismo. Enquanto isso, uma parte importante da comunidade médica continuava céptica em relação a um medicamento supostamente milagroso, mas ainda não validado por ensaios clínicos."

Sandrine Cabut, Le Monde, Ciências e Tecnologia, 04/04/2017
Tradução e adaptação de António Rebelo - anfrarebelo@gmail.com
A notícia original é bastante mais longa. Este texto é apenas um excerto com o essencial, que não contradiz o total do artigo traduzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário