sábado, 29 de abril de 2017

Uma carta do director do Le Monde

Macron et Le Pen au second tour

"Une information indispensable pour une élection inédite


Chère abonnée, cher abonné,

Vous avez choisi Le Monde pour vous informer. Votre soutien nous est précieux et nous vous en remercions."

Subscrita por Jerôme Fenoglio, director do prestigiado diário francês Le Monde, acabo de receber uma carta, da qual passo a transcrever, traduzindo-as, as passagens que me parecem mais significativas. Faço-o pensando particularmente nos jornalistas e responsáveis pela informação tomarense, que no meu entender está longe do seu melhor.

"As profundas alterações na paisagem política abrem um período de incertezas, de interrogações, de debates e até de inquietações sobre o futuro da sociedade francesa. Raramente desde há décadas, as opções políticas terão sido tão decisivas para a França e e para a Europa.
Estamos, como nunca, convencidos que o jornalismo desempenha um papel essencial nos debates públicos. Pela investigação. Pela grande reportagem. Pela análise. Pelo comentário assinado. É essa a missão dos 400 jornalistas do Le Monde, em França e no estrangeiro, de serem os vossos enviados especiais, de darem a palavra aos maiores intelectuais, de explicar o que incomoda, de ir além do ruído mediático e da informação de baixo custo."

Sem comentários:

Enviar um comentário