Fortaleza, a urbe capital do Estado do Ceará, um dos 27 que compõem o Brasil, comemora hoje, 13 de Abril, o seu 291º aniversário. Foi declarada oficialmente município em 13 de Abril de 1726. Ontem houve festa rija, na Praia de Iracema, a 50 metros aqui de casa. Hoje à noite está prevista segunda dose.
Com menos de três séculos, Fortaleza já vai a caminho dos três milhões de habitantes. Com mais de oito séculos e meio, Tomar, a minha querida Tomar, ainda nem sequer alcançou as 45 mil almas. Porque será? O que impede o progresso da urbe nabantina? Será do clima? Ou será dos homens?
Vista área de parte da beira-mar de Fortaleza. No primeiro plano a Praia de Iracema. Iracema é o título e a personagem principal do romance indianista do cearense José de Alencar, publicado em 1865. No livro, a índia Iracema apaixona-se pelo europeu Martim Soares Moreno, um soldado português, nomeado primeiro capitão-mor da Barra do Ceará por Filipe II, Filipe I de Portugal. Iracema resultou da imaginação de Alencar, mas Martim Moreno existiu mesmo.
Monumento a Iracema, na praia homónima
Iracema, vista por um grafiteiro local, em 2016.
Aspecto exterior do bar O Pirata, junto à Ponte dos ingleses, as noites mais quentes de Fortaleza.
A razão para o nome do bar está logo em frente.
Outro aspecto da Praia de Iracema, vendo-se ao fundo o palco para a festa.
Sem comentários:
Enviar um comentário