Planeamento da maioria PS
PARQUE INDUSTRIAL DE VALE DOS OVOS EM 2025?
TALVEZ!
Quem o diz é a srª presidente da Câmara, em resposta ao sr. vereador Carrão, no seu usual papel de bom aluno, a fazer perguntas fáceis à srª professora, tendo em vista melhorar a nota final. Só em 2025 poderão instalar-se as primeiras empresas. Se houver interessados, mas isso já é outro assunto:
https://radiohertz.pt/tomar-nova-zona-industrial-em-vale-dos-ovos-so-daqui-a-tres-anos/
Surge porém um problema. Até agora, tem havido um padrão para o preço e para a duração das obras ornamentais do Município. Três milhões de euros e um ano de duração. Mais coisa menos coisa, que os preços são como os pneus em chão molhado. Têm tendência para derrapar, o mesmo sucedendo com os prazos contratuais. Há sempre trabalhos a mais e prolongamentos de 2-3 meses.
Em tal contexto, a previsão da srª presidente pode considerar-se um pequeno escândalo. Mais três anos, só para projectos e infraestruturas? E quanto vai custar tudo isso?
É bem diferente a ideia que fica após leitura atenta da notícia. A actual maioria já terá de facto desistido de instalar o tal parque industrial, por razões que a oposição tem a obrigação de tentar apurar, abandonando de vez o papel ridículo de "bom aluno". Ex-campeã de badminton, Anabela Freitas limitou-se por agora a desviar a peteca para fora. Dentro de três anos, quer chova quer faça sol, quer o PS ganhe ou perca as eleições em Tomar, a candidatura socialista será outra. E quem vier a seguir que trate do problema. Até lá, o mais importante é ir sacudindo a água do capote. Tarefa facilitada, porque em Tomar chove tão pouco que tem sido cá uma seca!!!
Também me parece que a CMT já percebeu que não conseguirá fazer, aprovar e implementar o Plano de Pormenor em tempo útil (agora a desculpa é a negociação com os privados, depois será a crise da construção, depois a energética.. enfim os problemas que todos teríamos que ultrapassar de qualquer forma)
ResponderEliminarNote que o tempo não são os "3 anos" (36 meses), o prazo para ter o procedimento do PP é Jan2025 o que são 2 anos e 5 meses! e depois do PP aprovado ai sim poderão executar-se as obras de infraestruturas (e em seguida emitidos os alvarás de construção para cada um dos lotes).
Ora nessa altura (a correr bem..) já se terão passado as eleições autárquicas de 2025..
Em sentido inverso, Ourém acabou de lançar as obras de mais um parque industrial). Mas o problema poderá ser fundamentalmente de mentalidade - a cidade vive virada para si própria e completamente alheada das freguesias rurais e parece-me que esta ideia inusitada de um parque industrial num ponto convergente da principal linha ferroviária do país e com possibilidade de executar ramal, do IC9 (em breve ligado diretamente à A1..), do gasoduto de Córdoba/Argélia, das linhas de AT do Castelo de Bode, beneficiando de uns 25 hectares de terrenos baldios da JF (antiga pedreira abandonada).. esta ideia só poderia ter sido sugerida pela equipa do PDM (de Lisboa), porque os de cá na verdade sempre a consideraram estapafúrdia e não alcançam a sua (veja-se a inação do PS, do PSD, etc - todos! e vários artigos publicados nos OCS locais..
Dizer que Santa Cita é suficiente, é o mesmo que dizer que o ramal de Tomar também é suficiente e que ter uma estação da Linha do Norte no concelho não traz vantagens (daí a terem entregue de mão beijada a Ourém, mesmo sabendo que desde há 12 anos para cá com o IC9 a distância e conforto da viagem até Fátima supera Caxarias..)
No inicio do ano vereador Carrão escreveu um artigo de opinião nos OCS e que acabei por comentar (se tiver interesse está disponível por exemplo aqui https://tomarnarede.pt/opiniao/plano-de-pormenor-de-vale-dos-ovos-uma-miragem/ )
Sobre o PS caiem ainda assim mais responsabilidades porque está no poder desde 2013 e tem feito propaganda nas várias eleições com esta "Zona Industrial" .
Mas se em 12 anos nem uma coisa simples como a sinalização do dito nó do IC9 se conseguiu corrigir... implantado em Vale dos Ovos na freguesia da Sabacheira - mas que indica APENAS Fungalvaz (já em Torres Novas) e Carregueira (Beselga).. é esquecer, é deixar para mato e eucaliptos, isso sim dá mais rendimento (e menos chatices) à "Cidade".
A Sabacheira em tempos idos foi perdendo território primeiro para Areias (FZZ) e mais tarde para Formigais (Ourém). Se olharmos para o contorno do concelho de Ourém, vemos que tem na sua zona sudeste uma vazio que corresponde ao território da Sabacheira. Desde há muitos anos que a população pende mais para Ourém, e cada vez mais (escolas, comércio e serviços, trabalho..).
Parece-me que num futuro não muito longínquo a população irá exigir ser consultada a este respeito e o sentido da escolha será a melhoria das condições de vida abandonando definitivamente a herança da Comenda da Ordem, dos Calça Perra e outros que tais