terça-feira, 16 de agosto de 2022

Limpeza do  Nabão 

Confundir a parte com a totalidade

Trata-se de uma técnica bem conhecida dos políticos. Anuncia-se determinada obra de forma vaga, de maneira a enganar os cidadãos, levando-os a confundir a parte com a totalidade, sem todavia lhes mentir. No caso presente, a Câmara anunciou na informação local a limpeza do Nabão, e realmente há uma máquina que tem trabalhado nessa tarefa, na parte a jusante da Ponte das Ferrarias. Sensivelmente a partir da Borda da Estrada, para os leitores da zona. Os outros nem saberão muito bem onde isso fica.

Entretanto, em pleno centro histórico, entre o Hotel dos Templários, a principal unidade hoteleira da urbe, e a Estalagem em obras, o rio está assim:



Uma verdadeira lástima, como se pode ver. Parece um charco. Um pântano estagnado. Mas a população está tranquila, reclamando apenas contra as ervas no cemitério de Marmelais, porque foi oportunamente informada sobre a limpeza do rio. Com a verdade se engana o eleitorado. Agora só falta saber quando chegará a vez deste sector, central por assim dizer. Havendo alguma sorte, só lá para o ano que vem. Quando já não houver turistas. E pode até dar lugar a mais uma notícia sobre a limpeza do rio. Falta de adequada definição prévia de prioridades. E haja saúde! Continuamos no rumo certo. Mas para onde?


Sem comentários:

Enviar um comentário