sexta-feira, 12 de agosto de 2022


Direito à informação

OS INCAPAZES INSISTEM

É caracteristico. O que distingue um incapaz de um trabalhador honesto é que aquele nunca admite que falhou, insistindo sempre em culpar os outros. Donde resultam situações deveras tristes, todavia muito tomarenses. Estou a pensar numa recente tentativa de linchamento mediático, cujo único objectivo parece ter sido a eliminação de quem ainda tem a coragem de pensar diferente...e de dizer aquilo que pensa. Acabar com a concorrência mesmo nos comentários, o que foi conseguido. Parabéns aos ronhas!

Nesta linha, é inevitável que o autor destas frases seja fortemente criticado em surdina, ou sob anonimato, porque ninguém tem coragem para enfrentar décadas de empenhamento cívico, sem buscar benefícios individuais. Ainda assim, a crónica anterior interpela deliberadamente quem dirige órgãos informativos locais, por se considerar que a situação nabantina deixou de ser normal e passou a ser patológica.

É certo que a actual maioria autárquica, muito bem acolitada pela 2ª força política local, que devia ser oposição, mas não quer ser, tudo tem feito para sufocar a informação livre, o direito à informação e a liberdade de opinar. Nem vale a pena alargar ou exemplificar. Os leitores já sabem como é.

Apenas mais um exemplo, para ver se os defensores da presente situação pantanosa começam a pensar noutras vias. Afinal, 2025 é já ali adiante, e cá se fazem, cá se pagam! Em 29 do mês passado, Tomar a dianteira denunciou um escândalo local. O Turismo da Câmara anunciou mais uma edição da Festa da cerveja, (a 33ª!!!) e assim enganou dezenas de turistas e tomarenses, porque afinal não houve festa nenhuma, e portanto cerveja só nos supermercados ou nos cafés.

Manietados pelas conveniências, explicitamente pelos subsídios e outras ajudas camarárias, os outros órgãos informativos que se publicam em Tomar nada disseram sobre o assunto. De forma que, duas semanas mais tarde, mantêm-se as perguntas: A - O turismo municipal enganou-se porquê? B - Porque não se realizou este ano a Festa da cerveja? C - Terá sido por causa da Festa templária? D - Falta de subsídios? 

Um velho oráculo tomarista, especialista em prever o passado, segredou a Tomar a dianteira que o falhanço da festa da cerveja deste ano tem tudo a ver com a Câmara. Se assim não fosse, a informação local já teria explicado o imbróglio. É no que dá os jornalistas, mesmo os locais, também terem de comer todos os dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário