domingo, 20 de novembro de 2016

Uma insólita visita guiada

Para os que eventualmente estejam convencidos de que, em matéria de turismo, como no resto, já sabem tudo, segue-se a tradução de uma notícia do Le Monde on line de hoje, intitulada Cinco visitas guiadas surpreendentes. Traduzi apenas a referente a Barcelona. As outras 4 são, respectivamente "No rasto de Jack o Estripador", em Londres; "Bares e cervejas", em Lille; "Sabores", em Praga e "Visita detectivesca" em Lyon.


"O homem que nos aguarda em frente da catedral de Santa Cruz tem mesmo tudo do guia turístico. Até a mochila com plantas da cidade e o chapéu na cabeça, para que o clientes o possam reconhecer entre a multidão.
Mas no olhar de Ramon, 65 anos, há uma espécie de fragilidade que atrai. "Vou mostrar-vos a minha Barcelona." A Barcelona que calcorreou de lés a lés durante vários anos, quando vivia na rua. Tal como ele, quatro outros ex-sem abrigo, todos trilingues catalão-espanhol-inglês, catalão-espanhol-francês ou catalão-espanhol-alemão, tiveram uma formação específica de 80 horas, para se tornarem guias turísticos locais. Uma iniciativa privada, da Hidden City Tours, uma empresa fundada em 2014, pela inglesa Lisa Grace.
Chegados à Praceta S. Filipe Neri, no Bairro Gótico, Ramon explica a "grande" história. A do bombardeamento durante a guerra civil espanhola (1936/39), que causou 42 mortos e cujos vestígios persistem. Mas conta igualmente a "pequena" história: "Esta praceta é um dos locais mais procurados pelos SDF (Sem Domicílio Fixo) em Barcelona. No inverno estamos abrigados da chuva e do vento. No verão é fresca. O paradoxo é que os sem abrigo dormem no chão, frente a este soberbo hotel de quatro estrelas."
Durante a visita, Ramon fala também da sua vida passada, de cozinheiro em restaurantes de luxo em Manhattan, das suas conversas ocasionais com Jack Nicholson ou Omar Sharif... E depois do regresso trágico a Espanha, aquando da morte do irmão e do pai...
Uma visita turística, sem dúvida. Mas sobretudo alguém que vale a pena conhecer.
Deseja reservar uma visita (15 ou 25 euros/pessoa, sem ou com tapas e bebidas)?:
lisa.grace@hiddencitytours.com

Yonna Sultan R'bibo, Le Monde on line, 20/11/2016
Tradução e adaptação de António Rebelo

Sem comentários:

Enviar um comentário