quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Crenças e parecenças

Neste belo comentário, José Gaio opina que o vereador Rui Serrano se demitiu vítima da sua própria maneira de ser, ao ter recusado sistematicamente qualquer contacto com a comunidade jornalística. Sendo incontestável que todos os eleitos têm o dever de informar os eleitores sobre aquilo que pensam e/ou andam a fazer. Sendo igualmente ponto assente que o agora ex-vereador  sempre mostrou ser avesso à política-espectáculo, daí não resulta de modo algum, no meu entender, que essa tenha sido a causa da sua derrota política.


Na verdade, o mais recente bilhete íntimo de Luís Ferreira, que pode ser consultado aqui, parece mostrar o oposto. Com efeito, o ex-chefe do gabinete presidencial, que esteve directamente implicado na primeira dissidência pública de Serrano, é taxativo ao mencionar a ..."substituição daquele que não soubeste manter, nem aproveitar as capacidades que tinha..."  Donde é legítimo deduzir que Rui Serrano terá sido vítima de uma luta intestina na autarquia, em que os seus adversários venceram. Quem eram esses adversários? Quais os pomos de discórdia? Eis o que falta apurar, mas lá chegaremos com o tempo.
Por agora convém reter dois factos, que creio basilares: A - Becerra Vitorino, anterior cabeça de lista vencido, em 2009, não integrou a lista em 2013, tendo sido substituído ...por outro arquitecto. Porquê? B -  É a presidente Anabela Freitas que, desde Janeiro, tem o pelouro das obras particulares e urbanismo, de longe o mais complexo da câmara. Não lhe sendo conhecida qualquer experiência prévia nesse domínio muito sensível, e tendo em conta que o arquitecto Serrano, especialista nessa área, continuava a integrar o executivo, a pergunta impõe-se -Porquê? Também nesta matéria, as respostas tardarão decerto, mas não faltarão ao encontro com a história.
Por falar em história, Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos que  viveu entre 1809 e 1865, tendo sido assassinado, afirmou um dia que "Quase todos os seres humanos são capazes de superar a adversidade. Mas, se se quiser pôr à prova o carácter de uma pessoa, dê-se-lhe poder." 
Um autêntico visionário, o presidente Lincoln...

Sem comentários:

Enviar um comentário