domingo, 17 de dezembro de 2023




 Eleições no PS

Pedro Nuno Santos vencedor previsto


PEDRO NUNO SANTOS 24 mil votos (62%) 909 delegados ao Congresso
JOSÉ LUÍS CARNEIRO 15 mil votos (36%) 407 delegados ao Congresso
DANIEL ADRIÃO 382 votos (1%) 5 delegados ao Congresso
VOTARAM 40 MIL DE 60 MIL INSCRITOS  (66%)

Ainda não foi possível obter os resultados de Tomar

Editado às 17H35 de Lisboa em 17/12/2023


Conforme previsto pela generalidade dos comentadores, Pedro Nuno Santos venceu as eleições internas no PS,  e será o próximo secretário-geral do partido, sucedendo a António Costa. Venceu em todos os distritos menos três (Vila Real, Lisboa Oeste e Madeira).
Obteve as percentagens mais fracas, (nos distritos onde venceu) em Braga (56%), Porto (58%), e Beja (58%) e as mais fortes em Aveiro (75%), Santarém (70%) e Portalegre (69%). Curiosamente, tratando-se do candidato mais esquerdista entre os três concorrentes,  e acérrimo adversário do Chega,  excluindo o sucesso de Aveiro que é o seu distrito de origem, nos outros dois casos - Santarém  (70%) e Portalegre (69%)- são também os distritos em que o partido de André Ventura obteve a 2ª e a 3ª melhor percentagem eleitoral, nas legislativas de 2022 (10,91% em Santarém e 11,46% em Portalegre), cabendo a liderança a Faro, com 12,3% e agora 62,6% para  PNS.
Tudo parece indicar que, com o novo líder, os socialistas vão situar-se mais à esquerda e acentuar a sua luta contra o Chega, em convergência com o BE e o PCP. Vamos ter portanto belas refregas em perspectiva, já em Março próximo, pois quanto mais luta partidária, mais o Chega cresce, posto que muitos eleitores sabem bem que não há "donos do regime", ao contrário do que pensa alguma esquerda.



1 comentário:

  1. Esperava uma vitória JLC, era o candidato que faria mais sentido para ganhar eleitores ao centro, e é aí que se ganham as eleições. Estive a ler a notícia da CNN com os mais prováveis membros de um novo governo PS (Deus nos livre) e o nosso (salvo seja) deputado aparece lá para o fundo, como tendo influência por ser presidente da federação de Santarém, o que para mim foi uma surpresa. Esperava vê-lo já como um possível membro do governo PS.

    Mas é só casca, não tem conteúdo, quer o Hugo Costa ou o PNS. O Rodrigues dos Santos fritou o PNS em entrevista, fez-me lembrar a entrevista com o Sócrates. O PNS, por exemplo, diz que a TAP está a dar lucro, pois está. Mas quando é que vai devolver as ajudas que recebeu dos contribuintes???!!! Os outros grupos, como a Lufthansa, devolveu o dinheiro que recebeu. A TAP nunca há de devolver o dinheiro. Os adversários vão ter muito por onde pegar.

    ResponderEliminar